Leandro Bianco
Na quinta-feira (29), a Fazenda Passo do Tenente, na localidade de Barra das Canoas, foi palco da 5ª edição do evento Pecuária Moderna, que reuniu cerca de 380 participantes. Promovido pelo Sindicato Rural de Prudentópolis, com patrocínio do Sistema FAEP e apoio da Prefeitura Municipal, o encontro teve como principal objetivo disseminar informações técnicas voltadas à bovinocultura de corte, com foco em temas como manejo alimentar, produtividade em pastagens, reposição de matrizes e produção de silagem. A programação incluiu ainda um almoço de confraternização entre os participantes.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Prudentópolis, Edmilson Roberto Rickli, o objetivo do evento é promover a evolução da pecuária por meio do uso de tecnologias e manejos modernos que aumentem a produtividade e a eficiência na mesma área. “A gente procura trazer essas palestras para abrir a cabeça, dar oportunidade para o pecuarista pensar no que ele pode começar, dar um início, um ‘start’ na sua propriedade, na sua fazenda, para poder melhorar. Desde o manejo, a melhoria ou a limpeza das pastagens, o aumento da fertilidade, adubação, correção do solo. A gente procura, dessa forma, incentivar essa melhoria dentro do produtor, para que ele olhe para a própria propriedade e enxergue onde pode evoluir para ser mais eficiente”, destaca.
A Fazenda Passo do Tenente, de propriedade do Grupo Rickli, foi a sede do evento. O local é dedicado exclusivamente à cria de bezerros e abriga cerca de 2 mil cabeças de gado, entre matrizes e bezerros, que, após o desmame, são encaminhados para outras propriedades, onde passam pelas fases de recria e terminação da engorda. Murilo Pilates, gestor da fazenda, destacou a evolução do encontro ao longo dos anos. “A gente começou com 80 produtores e, hoje, estamos com 380. Esta é a quinta edição do evento, que acontece todos os anos. A gente fica muito feliz por receber esse volume de produtores e amigos aqui na nossa casa.”
PALESTRAS
Durante o encontro, os palestrantes trataram dos temas alta produtividade em pastagens e manejo alimentar de novilhas e vacas de cria para obtenção de boas matrizes de corte.

Sérgio José Alves, pesquisador aposentado do IAPAR, onde atuou por 37 anos desenvolvendo importantes projetos na área de integração lavoura-pecuária e manejo de pastagens, destacou que o bom desempenho na pecuária começa pelo solo e pelo manejo das pastagens. Para ele, uma pastagem de alta qualidade depende de práticas integradas, como adubação adequada, controle da altura de entrada e saída dos animais e cuidado com o aproveitamento da folha. “A pastagem é a forma mais barata de alimentar o gado”, afirmou, ressaltando que, quando bem manejada, permite altas lotações e maior rentabilidade. Ele ainda defendeu que o solo é o ponto de partida: “Se o solo for produtivo, a planta será produtiva, o animal também e, com isso, a produtividade vai ser alta”. Com planejamento, segundo ele, a pecuária pode alcançar rentabilidade comparável — ou até superior — à da agricultura.
Já o professor Paulo Rossi Júnior, da Universidade Federal do Paraná, enfatizou a importância da nutrição ao longo de todo o ciclo reprodutivo das matrizes, desde o nascimento da bezerra até a fase adulta. Segundo ele, o sucesso produtivo passa por um bom desmame, uma recria eficiente e uma suplementação nutricional estratégica, que garanta o bom escore corporal das fêmeas. “Sempre lembrar que o que o produtor precisa é tentar tirar o máximo da pastagem, mas ele vai ter que estar sempre complementando com alguma coisa”, explicou. Para isso, recomendou o uso de suplementos como proteinados e proteico-energéticos, que ajudam a manter a condição fisiológica ideal da vaca, favorecendo sua reprodução e o nascimento de bezerros saudáveis.