Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 07:11, 15°C

As ações pretendem dar mais atenção a população vulnerável do município
O atendimento é feito com os profissionais da Rede Intersetorial - Foto: Assessoria

Redação e Assessoria

Recentemente, Prudentópolis fez uma reorganização da equipe do CREAS com a assessoria do departamento de Assistência Social, para o planejamento das ações sociais, com o Serviço de Abordagem Social. Essas práticas visam assegurar os objetivos e a articulação com a Rede Intersetorial, ou seja, espaços compartilhados de decisões entre instituições e diferentes setores que atuam na saúde. Entre eles estão os assistentes sociais, psicólogos(a) e auxiliares administrativos que atendem juntamente.
O trabalho da Assistência Social e do CREAS é localizar indivíduos em situação de vulnerabilidade social durante o dia, para que não fiquem à noite nas ruas, ou vice e versa. Além de realizar o trabalho de escuta, reestabelecer ou fortalecer os vínculos familiares, ressignificar os papéis familiares e sociais e construir junto ao sujeito o processo de superação da situação de rua (considerando sempre a vontade e o interesse do usuário).
Comumente quando o frio chega, surge a preocupação com os sujeitos vulneráveis. De acordo com a equipe de Assistência Social de Prudentópolis, há preocupação com esses indivíduos todos os dias, seja verão com calor, seja de manhã, tarde, noite. Independente das questões climáticas, realizam o atendimento a esta população. São situações temporárias, mas que atendem diariamente.


É importante considerar que os territórios são espaços dinâmicos, vivos e, muitas vezes, tensos. As ruas, praças, estradas, terminais de ônibus e rodoviárias, edificações abandonadas, semáforos, entre outros locais.
A Proteção Social Proativa caracteriza-se a partir da presença, continuada e ativa de profissionais nos espaços públicos, para identificar e conhecer as reais demandas e necessidades das pessoas e famílias em situação de risco nesses espaços. Deste modo, a equipe do CREAS, com a Gestão Municipal do Sistema Único de Assistência Social, realiza os atendimentos diurnos, noturnos e durante o final de semana com todos os públicos da Assistência Social, principalmente para as pessoas em situação de rua, transeuntes e povos indígenas.


A equipe de assistência está atuando, em algumas demandas, com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos que também recebem informações sobre esse público. Nesses casos, é deslocada a equipe para localizar as situações e realizar os atendimentos necessários.
Existe também em Prudentópolis o atendimento frente ao SUAS, nas situações emergenciais e adversidades climáticas que requerem maior atenção às populações mais vulneráveis e de risco social. Como os casos da população em situação de rua, migrantes, refugiados, povos e comunidades tradicionais e especificidades de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.
As ações são conforme todas as orientações técnicas do escopo da Política de Assistência Social, bem como, dos órgãos oficiais e bases de dados e informações recomendadas pelo governo do estado do Paraná e pelo Governo Federal. Um exemplo deste, é a Nota Técnica nº 010/2021 – DAS/SEJUF/PR, de 29 de junho de 2021, que dispõe sobre recomendações no âmbito da Política de Assistência Social para a atuação nos municípios, no atendimento à população vulnerável e de risco social para o enfrentamento do frio intenso nas diversas regiões do Estado do Paraná.

Leia outras notícias