Kauana Neitzel com assessoria
Os alunos da Escola Municipal Tiradentes de Prudentópolis, junto com a Professora Elizete Homeniuk, iniciaram o projeto “Transformando lugares onde vivemos”, na quinta-feira (04), em parceria com a educação cooperativa Sicredi do Programa União Faz a Vida. Com objetivo de despertar nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente e a conscientização de que podemos transformar o lugar em que vivemos, mudando assim a vida deles, de suas famílias e comunidades.
Para colocar em prática o programa, as crianças com a professora, buscaram o local que se sentiram mais incomodados pelas sujeiras e por ser próximo à creche. Em seguida, escolheram a esquina da Rua Principal da Vila Mariana, próximo ao CAPS, na qual existe uma grande quantidade de lixo. Com propósito de transformar em um lindo jardim.
A secretária de Educação, Eliane Dal Pisol, comenta a importância do projeto para a educação das crianças do município. “O projeto Transformando lugares onde vivemos tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e o uso adequado dos recursos naturais, além de promover o embelezamento das áreas públicas. Através de ações educativas e práticas, como palestras, campanhas de reciclagem, plantio de árvores e paisagismo, o projeto busca incentivar a adoção de hábitos sustentáveis e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Dessa forma, o projeto se propõe a criar uma cultura de respeito ao meio ambiente e à paisagem urbana, promovendo um desenvolvimento mais consciente e responsável”, finalizou a secretário.
Nesta primeira etapa, foram elaborados panfletos de conscientização para manter o ambiente limpo, e entregue aos moradores, alertando do perigo do lixo, e para que a comunidade cuide das flores e do lugar que se transformará em um lindo jardim. O local continua em processo de transformação, ainda serão pintados os muros, plantado flores e colocado um banco.
A Gestão diz que “acredita numa escola inovadora de alunos protagonistas das suas aprendizagens, que escuta e envolve, coopera e cresce”.