Sthefany Brandalise
A cidade de Prudentópolis está promovendo a campanha “16 Dias de Ativismo – pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que é uma mobilização realizada pela Prefeitura da cidade, juntamente com a Assistência Social, e que tem o objetivo de prevenir e eliminar a violência contra mulheres. Durante a campanha, serão realizadas palestras, oficinas, entrevistas, instruções, rodas de conversa, entre outros. Ela teve início no dia 20 de novembro, e vai ser encerrada no dia 7 de dezembro.
Osnei Stadler, prefeito de Prudentópolis, comenta sobre a importância do projeto. “Este projeto é realizado anualmente pela gestão, é uma pauta primordial, pois infelizmente existem muitos casos de agressão contra as mulheres. Nosso objetivo é orientar as mulheres em como identificar que ela está tendo um relacionamento violento, que vai além da agressão física, podendo ser psicológica, moral, verbal e entre outras. Nesses 16 dias estamos realizando palestras com psicólogas, roda de conversas e orientações de que atitudes tomar e onde recorrer”, disse.
No dia 22/11, aconteceu uma explanação da Câmara de Vereadores, e uma palestra na Escola Estadual Bispo José Martinez, na localidade de Tijuco Preto.
Já no dia 23/11, foi realizada uma entrevista como Delegado da Polícia Civil, e uma palestra intitulada “Padrões de masculinidade e seus impactos na saúde mental”, o Teófilo Natanael Kohut e Márcio Ivaschona Escola Estadual na Barra Bonita. A atividade teve como público-alvo os homens, e resultou em um rico momento de reflexão e desconstrução de preconceitos que estruturam comportamentos de violência contra mulher.
Ainda no dia 23, no Colégio Estadual Bispo José Martenetz, da localidade do Tijuco Preto, a Dr. Gabriela Sanchez Ribeiro, Promotora da Comarca de Prudentópolis realizou uma roda de conversa com as mulheres da região. Em um primeiro momento, as alunas e mães participaram de uma roda de conversa sobre os tipos de violências sofridas por mulheres no dia a dia e quais os meios de denunciar os agressores. Em seguida, os alunos foram chamados para a roda de conversa, para discutir sobre o papel deles na luta em defesa dos direitos das mulheres.
No dia 25/11, aconteceu uma ação com a OSCs, e entrevista com o Juiz da Comarca de Prudentópolis. Na segunda-feira (28), foi realizada uma entrevista com a Promotoria de Justiça da Comarca de Prudentópolis. Na terça-feira (29),aconteceu uma palestra intitulada “Redes Sociais: as exposições via aplicativo TikTok”. Na quarta-feira(30) foi feita uma entrevista com o Núcleo de Prevenção às Violências do Município, e uma palestra no CEEBJA. E na quinta-feira (1), foi realizada uma Roda de Conversa no CRAS Vila Mariana.
CONFIRA O CRONOGRAMA PARA A PRÓXIMA SEMANA
3/12 Marcha Mundial das Mulheres; 5/12 – Entrevista com a psicóloga Priscila sobre a Violência contra a mulher;6/12 – Avaliação da Política de Direitos da Mulher; Roda de conversa com os homens; 7/12 – Entrevista com o Conselho Tutelar de Prudentópolis.