Esther Kremer
A Prefeitura de Rio Azul, por meio da Secretaria de Assistência Social, proporcionou uma experiência única para um grupo de 30 idosos, que embarcou em uma viagem até Curitiba pelo projeto Viaja+60. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo oferecer aos participantes momentos de lazer e cultura, promovendo inclusão e bem-estar.
A viagem incluiu uma visita guiada ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, onde os idosos puderam conhecer mais sobre a história e a importância desse marco para o estado. A recepção contou com a presença da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a responsável pelo destino da viagem. E também teve a presença ilustre do vice-governador Darcy Piana.
Além da visita ao Palácio Iguaçu, o grupo teve a oportunidade de explorar Curitiba a bordo do famoso ônibus turístico, que percorre diversos pontos históricos e culturais da capital. A viagem incluiu transporte, guia turístico, alimentação completa e todas as despesas cobertas pelo programa, garantindo acesso gratuito aos idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social.
A secretária de Assistência Social de Rio Azul, Ghessi Bucco, destacou a importância da iniciativa e a satisfação dos participantes.“Foi uma viagem muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de conhecer o Palácio Iguaçu de uma forma especial, com uma recepção muito calorosa. O vice-governador nos recebeu na sala dos governadores e ofereceu um café aos nossos idosos, o que tornou a experiência ainda mais marcante. Além disso, muitos dos nossos participantes nunca haviam estado em Curitiba a passeio, tornando essa oportunidade ainda mais significativa”, afirmou.
Ghessi também ressaltou que essa foi a segunda viagem realizada pelo programa. A primeira levou o grupo para o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, e a próxima já está marcada para o dia 5 de abril, com destino a Morretes.
O programa Viaja+60, viabilizado pelo Governo do Estado, busca proporcionar acesso ao turismo para idosos, especialmente aqueles que, por questões financeiras ou de mobilidade, não teriam essa oportunidade. “Esse recurso oportuniza os nossos idosos a conhecerem lugares que talvez nunca visitariam. Muitos dos nossos participantes não possuem aposentadoria ou outros benefícios, sendo assistidos pelo município. Portanto, essa experiência é uma forma de reconhecimento e valorização dessas pessoas, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e do Paraná”, acrescentou Ghessi.
Para finalizar, a secretária agradeceu a todos os envolvidos. “Foi um dia maravilhoso e muito proveitoso. Eles aprenderam sobre a história de tudo que tem dentro do Palácio. E para mim também foi muito gratificante, porque eu conheci o Palácio de uma forma diferente. Agradeço muito a todos que proporcionaram esse momento aos nossos idosos de Rio Azul”, finaliza.