Sthefany Brandalise e Escola Professora Dolores Mendes Galvão
Na Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, sob orientação da professora Ketlin Vaz Taradenko, o Projeto Soletrando foi desenvolvido com os alunos da Jornada Ampliada, tornando-se uma ferramenta pedagógica eficaz e, ao mesmo tempo, divertida no ensino da Língua Portuguesa. A atividade promove o envolvimento dos estudantes em diversas habilidades linguísticas e cognitivas.
Durante as atividades, os alunos foram expostos a uma grande variedade de palavras, muitas delas pouco utilizadas no cotidiano, o que enriqueceu seu vocabulário. Ao mesmo tempo, a prática da soletração reforçou a grafia correta, ajudando a fixar regras ortográficas e a identificar padrões de escrita, inclusive aqueles considerados irregulares.
Outro ganho importante proporcionado pelo projeto foi a melhora da leitura. A interação com as palavras permitiu aos estudantes desenvolver maior familiaridade com a relação entre letras e sons, ampliando sua fluência e compreensão textual. Além disso, a dinâmica do jogo exigiu raciocínio rápido e atenção.
O projeto impactou positivamente o aspecto emocional dos alunos. A cada acerto, a confiança crescia e a autoestima era fortalecida, o que estimulava o interesse pela leitura e escrita. Ao mesmo tempo, a vivência de momentos de competição saudável ensinou a importância de saber ganhar e perder, desenvolvendo o equilíbrio emocional e a empatia.
SUGESTÃO
Esta pode ser uma sugestão prática e criativa para desenvolver a etapa escolar do Concurso Soletrando a Cultura em sua instituição.
Fotos: Reprodução






