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Iniciativa foi selecionada entre as 35 melhores do Paraná no Edital de Seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral
Material servirá de inspiração para outras escolas e redes de ensino que queiram fortalecer práticas educativas – Foto: Reprodução Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Inácio Martins, comemora uma conquista de grande relevância para a educação do município. O projeto “Roda de Chimarrão” foi selecionado entre os 35 melhores do Paraná no Edital de Seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral.

O edital, promovido pelo programa Educação em Tempo Integral, tem como objetivo identificar e valorizar práticas pedagógicas inovadoras que transformam o cotidiano escolar a partir da escuta ativa, da valorização dos territórios e da construção coletiva do conhecimento.

Inspirado no tradicional costume do chimarrão, símbolo marcante da cultura sulista, o projeto se tornou um espaço de convivência dentro da escola. Nele, estudantes, professores e comunidade se reúnem para dialogar, compartilhar experiências e fortalecer vínculos. A iniciativa resgata a prática da roda como espaço de escuta e acolhimento, promovendo empatia, respeito e sentimento de pertencimento.

Foto: Reprodução Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

A “Roda de Chimarrão” vai além do ensino de conteúdos formais. Ela busca criar experiências significativas que aproximam a aprendizagem da vida real e das raízes culturais dos alunos. Através dela, a escola se propõe a educar não apenas com conteúdo formais, mas com experiências que marcam a vida dos estudantes e valorizam as raízes culturais do território.

Com a seleção no edital, o projeto fará parte da publicação nacional “Roda de Experiências que Enriquecem a Cultura de Território”, que reunirá iniciativas pedagógicas de destaque em todo o Brasil. O material servirá como inspiração para outras escolas e redes de ensino que desejam fortalecer práticas educativas contextualizadas e humanizadoras.

A comunidade escolar de Inácio Martins tem muito a se orgulhar dessa conquista, que representa o reconhecimento de um trabalho comprometido com uma educação pública de qualidade, inclusiva e enraizada nas identidades locais.

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