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Mais de 60 alunos das escolas municipais Imaculada Conceição de Maria e São José participaram da ação idealizada pelo professore Diego A. P. e Silva
Foto: Assessoria

Karina Ludvichak e assessoria

Com o objetivo de promover conexão entre crianças de diferentes realidades, das escolas rurais e urbanas, mais de 60 alunos das instituições municipais Imaculada Conceição de Maria e São José, de Rebouças, participaram do Projeto Intercâmbio Lúdico. A ação, idealizada pelo professor de Educação Física Diego A. P. e Silva, oportunizou a troca de experiências por meio das brincadeiras tradicionais, celebrando a infância, a empatia e o aprendizado coletivo.

Com atividades desenvolvidas ao longo de várias semanas, o projeto envolveu alunos do 2º ano em uma jornada de resgate cultural e fortalecimento dos laços entre as escolas. A proposta será inscrita no concurso Agrinho 2025 e mobilizou cerca de 335 pessoas, incluindo familiares, professores, funcionários e membros da comunidade.

As etapas do projeto incluíram pesquisas sobre brincadeiras antigas, construção de brinquedos com apoio das famílias, oficinas lúdicas nas escolas e momentos de intercâmbio entre os alunos. Os encontros finais foram marcados por muita alegria e envolvimento das crianças com brincadeiras como peteca, perna de pau, amarelinha, carrinho de mão, pé na lata, vai e vem, arquinho, entre outras.

De acordo com o professor Diego, os efeitos da vivência foram imediatos: “As crianças saíram mais felizes, confiantes, respeitosas e com um forte sentimento de pertencimento. Foi uma celebração da infância, da empatia e da diversidade cultural”.

Para avaliar o impacto do projeto, foram realizadas rodas de conversa e aplicados questionários com os participantes. Também foi criado um portfólio digital, reunindo os principais momentos e aprendizados, que está disponível para toda a comunidade escolar.

A iniciativa ganhou destaque nas redes sociais das escolas e do próprio professor, incentivando a replicação da proposta em outras instituições. “O Intercâmbio Lúdico é mais do que um projeto: é um convite a repensar a infância, fortalecer raízes e promover uma educação mais afetiva, inclusiva e significativa. Que essa ponte entre o campo e a cidade continue sendo construída com afeto, cultura e muita brincadeira”, conclui o educador.

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