Leandro Bianco
Aconteceu na Câmara de Vereadores de Teixeira Soares, na quarta-feira (04), uma palestra, promovida pelo Projeto Horizonte com a Juíza de Direito da Comarca de Teixeira Soares, Dra. Talita Garcia Betiati, sobre as “Vantagens e Desafios na Contratação de Jovens”, onde foram abordadas questões legais relacionadas à contratação de jovens e as vantagens dessa prática. Posteriormente, houve uma roda de conversa com lideranças locais, voltada para discutir o papel das empresas no processo de transformação social, com a participação de jovens e empresários do município.
O Projeto Horizonte, lançado em maio deste ano, é uma iniciativa idealizada para promover a empregabilidade de jovens entre 14 e 20 anos, coordenada pela Agência do Trabalhador de Teixeira Soares, em parceria com a Sala do Empreendedor, com o apoio de diversas entidades, incluindo o Departamento de Psicologia da Unicentro, SEBRAE, SENAC, SENAI, IEL/PR e o Grupo Saber.
A roda de conversa, com o tema “SEJA – Agente de transformação social”, que foi mediada pela idealizadora do projeto e gerente da Agência do Trabalhador de Teixeira Soares, Fabielly Costa de Oliveira. O painel contou com a participação da Juíza, Dra. Talita; da Promotora de Justiça, Gabriela Sanchez Ribeiro; do Coordenador da Área de Talentos e Relacionamento do IEL/PR, Jhonatan Cesar Cordeiro Rigueti; do Delegado de Polícia de Teixeira Soares, Wesley Vinícius; e do cartorário de Registro de Imóveis, Antônio Sérgio Rodrigues.
Fabielly, que foi a mediadora da conversa, falou sobre o painel e os temas discutidos. “Eu tentei buscar o que ouço muito na Agência do Trabalhador em relação às perguntas e as reclamações, em relação aos jovens e também sobre a defasagem das vagas para jovens. Então, acabei fazendo uma junção de perguntas, que acredito que foram bem explanadas pelos convidados e que foram bem esclarecedoras para os empresários presentes”, disse.
A Dra. Talita comentou sobre a importância de se disseminar as normas referentes a contratação de jovens. “É importante para que as empresas saibam que existem, por exemplo, benefícios fiscais na contratação de menores aprendizes, para que isso também seja um mecanismo de fomento à contratação de adolescentes. É importante também fomentar o conhecimento dessas normativas, para que se vede a contratação de forma ilegal e a exploração indevida da mão de obra infantil e juvenil, que é justamente o que se busca vedar quando se trouxe para dentro da nossa Constituição Federal a vedação ao trabalho dos adolescentes com menos de 14 anos, salvo na condição de aprendiz”, explicou a Juíza.
Quem também compareceu ao evento foi o prefeito eleito de Teixeira Soares, Ivanor Muller, que destacou a relevância de incentivar a educação e oportunizar os jovens. “O jovem aprendiz, é uma coisa muito boa. Eu, quando fui prefeito lá em 2009, sempre incentivei os nossos jovens. Sempre tive um amor muito grande pela juventude, os pais vieram falar com a gente para dar um incentivo à educação. Conseguimos o transporte para as faculdades, de Ponta Grosa, de Irati, aos colégios agrícolas, fazendo um transporte gratuito que não custasse nada para os nossos jovens”, disse.