Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 14:33, 23°C

Mostra aconteceu na Secretaria de Educação, onde alunos, professores e familiares celebraram a evolução e o talento das crianças
Na foto, a turma da Professora Denise Tchmola Freitas, da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo - Foto: Sthefany Brandalise

Sthefany Brandalise

As turmas de Classe Especial e Sala de Recursos de Altas Habilidades da Rede Municipal de Ensino de Irati realizaram uma exposição dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Intitulada “Construindo Grandes Histórias”, a exposição aconteceu na Secretaria de Educação, onde alunos, professores e familiares celebraram a evolução e o talento das crianças em um evento marcado pela inclusão, criatividade e amor pela educação.

Foto: Sthefany Brandalise

A secretária de Educação, Jandira Girardi, destacou a importância das classes especiais para a evolução educacional do município. “Eu estou orgulhosa, como eu tenho orgulho da Classe Especial e de Altas Habilidades, porque as crianças desenvolvem um trabalho diferenciado. Quero agradecer aos nossos professores pela dedicação, amor, carinho com os alunos. Foi um grande avanço para a educação de Irati a instalação dessas classes”.

Ieda, vice-prefeita de Irati, enfatizou o impacto das iniciativas no futuro das crianças. “Não tem coisa mais importante dentro da educação do que você dar oportunidade para as crianças, mas principalmente dar amor, carinho e oportunidade. Foi um grande avanço para a educação de Irati, a instalação dessas classes”, disse.

Durante a exposição, diversos projetos foram apresentados, demonstrando a riqueza das experiências vividas por alunos e professores.

A professora Luana Ferreira de Marques, da Escola Esperança Carignano Chuilki, conduziu um projeto sobre jardinagem e horta, com foco na montagem de canteiros e na venda de suculentas. “O objetivo foi explorar o cuidado com o meio ambiente e desenvolver a responsabilidade dos alunos”, destacou.
Denise Tchmola Freitas, professora na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, trabalhou a temática das comidas, envolvendo as famílias no envio de receitas que foram compiladas em um livro. “Trabalhamos pedagogicamente as quantidades e medidas, além de envolver os alunos e as famílias em atividades práticas e afetivas”, comenta.

Na Escola Municipal Tancredo Martins, o projeto Suculentas Especiais liderado pela professora Daiane de Oliveira, incentivou a socialização dos alunos com a comunidade escolar por meio da venda de plantas durante a Festa da Primavera. “Além da interação, exploramos a escrita, gêneros textuais e matemática, como adições e subtrações, em atividades práticas como a ida ao supermercado”, explica.

Já a professora Patrícia de Fátima, da Escola Matilde Araújo do Nascimento, em parceria com a Unicentro, promoveu atividades de contação de histórias e produção de livros pelos alunos, explorando interpretação, linguagem e socialização. “Foi maravilhoso ver o crescimento dos alunos”, comenta.

Na Sala de Altas Habilidades, também da Escola Matilde Araújo, a professora Marlene Coraiola valorizou os talentos únicos dos alunos. “O projeto é desenvolvido através das habilidades deles, com momentos de descontração onde eles compartilham tudo o que gostam”, finaliza.

Leia outras notícias