Irati PR, 21:46, 13°C

Iniciativa internacional estuda e monitora a coruja rara Aegolius harrisii, com apoio da comunidade local e de patrocinadores estrangeiros
Foto: Assessoria

Sthefany Brandalise e Assessoria

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Teixeira Soares recebeu a visita da Dra. Priscilla Esclarski, do Dr. Erland Ragnhildstveit e de Leonardo Marujo, representantes do Projeto Caburé-Acanelado. O encontro, que contou também com a presença do patrocinador norueguês da iniciativa, teve como objetivo apresentar os estudos sobre a história natural e o monitoramento da coruja Aegolius harrisii no Brasil, espécie rara e pouco conhecida, e reforçar a importância da união entre ciência e comunidade para a preservação ambiental.

O Projeto Caburé-Acanelado começou a ser desenhado em 2020, quando foi registrado o primeiro ninho da espécie no Brasil. A partir daí, iniciaram-se as conversas com o grupo Sputnik, em 2021 e 2022, que resultaram em uma colaboração efetiva. Em 2023, a primeira visita à área foi realizada e, em 2024, o projeto teve início de forma oficial.

Durante o encontro na Secretaria, os pesquisadores apresentaram a proposta de monitoramento contínuo da espécie e destacaram a relevância da iniciativa não apenas para a ciência, mas também para o desenvolvimento sustentável da região.

O patrocinador norueguês, presente na visita, reforçou o impacto positivo do projeto. “Desde que conheci o projeto, tive um interesse muito grande em unir os interesses de pesquisadores e da comunidade local em prol de uma espécie. Mais do que isso, acredito que este projeto pode se tornar um modelo para o mundo de como atrair atenção para espécies pouco conhecidas”.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Teixeira Soares agradeceu a visita e manifestou apoio à iniciativa. “Reforçamos nosso compromisso em apoiar iniciativas que unem ciência, preservação e desenvolvimento sustentável”.

Leia outras notícias