Irati PR, 16:58, 11°C

Projeto Aliança BIM Paraná é lançado em Irati para modernizar obras públicas 

Iniciativa da AMP, Itaipu Binacional e UTFPR oferecerá supercomputadores, softwares e capacitação gratuita às equipes técnicas das prefeituras
Prefeitos de municípios ligados à Amcespar e à Amsulpar participaram do lançamento regional do Projeto Aliança BIM Paraná. Foto: Nilton Pabis

Ariane Luz

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Prefeitos de municípios ligados à Amcespar e à Amsulpar participaram, nesta quinta-feira (30), em Irati, do lançamento regional do Projeto Aliança BIM Paraná. Realizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em parceria com a Itaipu Binacional e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a iniciativa busca modernizar a elaboração de projetos de obras públicas. 

O encontro reuniu representantes de 14 municípios e marcou o início da adesão ao programa. Após a assinatura do termo pelos prefeitos e a indicação dos servidores, as equipes técnicas municipais participarão gratuitamente de uma capacitação sobre a metodologia BIM — sigla em inglês para Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção. 

A tecnologia permite desenvolver projetos detalhados de engenharia e arquitetura em ambiente 3D, reunindo, em uma única plataforma, todas as informações relacionadas à obra. Com isso, é possível ampliar o controle, a transparência e a qualidade dos projetos, além de reduzir custos, perdas e problemas durante a execução. 

O presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, destacou que o apoio vai além da entrega dos equipamentos. Os municípios também receberão softwares de alto custo e capacitação para que os servidores utilizem a plataforma de forma eficiente. 

“Não são computadores simples, mas equipamentos com capacidade para trabalhar com um sistema robusto. Além disso, a Itaipu disponibilizará um software caro, que muitas prefeituras teriam dificuldade de adquirir”, afirmou. 

Segundo Jasinski, a iniciativa ajudará os municípios a acelerar a elaboração dos projetos, etapa indispensável para transformar recursos conquistados em obras de pavimentação, escolas, creches, unidades de saúde e outras estruturas públicas. 

“O prefeito pode anunciar uma obra e conquistar o recurso, mas, sem um projeto bem elaborado, nada avança”, ressaltou. 

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, também destacou a importância do fortalecimento das equipes técnicas municipais. Para ele, além da captação de recursos, a elaboração dos projetos necessários para viabilizar os investimentos é um dos principais desafios enfrentados pelas administrações. 

“Ferramentas como essa ajudam a dar velocidade e eficiência à máquina pública”, afirmou. 

O diretor da AMP, Aurélio Munhoz, explicou que, nesta primeira fase, o Projeto Aliança BIM Paraná beneficiará 304 municípios, com prioridade para cidades de até 50 mil habitantes, que possuem menor capacidade de arrecadação e investimento. 

“A metodologia permite que engenheiros e arquitetos planejem todos os detalhes da obra em uma única plataforma. Isso traz mais agilidade e controle, reduz perdas e evita aditivos contratuais. Na prática, representa economia para o município e obras mais eficientes para a população”, explicou. 

Além dos equipamentos e softwares, o programa prevê uma capacitação de 60 horas para engenheiros, arquitetos e demais servidores municipais. O treinamento será oferecido sem custos às prefeituras. 

A adoção da metodologia também prepara os municípios para as exigências legais que entram em vigor a partir de agosto, tornando obrigatória sua utilização em obras públicas municipais no Paraná. 

O Projeto Aliança BIM Paraná foi lançado em 15 de junho, em Curitiba, com a adesão inicial de municípios vinculados a associações regionais como Assomec, Amlipa e Amsulep. Com a chegada à região da Amcespar e da Amsulpar, a iniciativa amplia sua abrangência e fortalece a integração entre municípios, associações e instituições parceiras. 

A expectativa é que os equipamentos e a capacitação fortaleçam as equipes municipais, melhorem a qualidade dos projetos e garantam mais segurança técnica, transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos. 

O encontro reuniu representantes de 14 municípios e marcou o início da adesão ao programa. Foto: Nilton Pabis

Leia outras notícias