Irati PR, 14:59, 26°C

O programa Conectividade Rural é finalista no 7º Prêmio Espírito Público, na categoria Gestão e Transformação Digital. O anúncio dos vencedores acontece no dia 27 de novembro, durante uma cerimônia em Brasília.
Foto: Ari Dias/AEN

AEN

Está aberta a fase de votação popular da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, do Instituto República.org, que reconhece projetos e servidores da administração pública brasileira. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), é um dos finalistas da premiação com o programa de Conectividade Rural.

Para votar basta acessar o link https://votacao.premioespiritopublico.org.br e votar em “Conectividade Rural PR”. O período de votação vai até 10 de novembro.

Além de concorrer na votação popular com todas as 14 iniciativas finalistas, o programa de Conectividade Rural está na final na categoria Gestão e Transformação Digital, concorrendo contra a iniciativa App Servidor, do Rio Grande do Sul. O anúncio dos vencedores será no dia 27 de novembro, durante uma cerimônia em Brasília.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ter uma iniciativa paranaense como finalista na premiação é resultado do trabalho do governo com foco em levar transformação para todas as regiões do Estado. “Garantir que toda a população tenha acesso a uma internet de qualidade é fundamental para que possamos promover não só uma maior qualidade de vida e acesso a serviços básicos, como saúde e segurança, mas também trazer mais avanços para o campo”, disse.

A iniciativa é executada de forma conjunta com as secretarias da Agricultura e do Abastecimento, da Fazenda, e 17 órgãos entre estatais e instituições privadas. Também envolve 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil.

Uma das principais ações do programa foi o mapeamento técnico de 980 localidades desconectadas, com governança dos órgãos envolvidos e fomento via compensação de ICMS (sem uso direto de recursos públicos) que viabilizou a contratação de 541 torres de internet e telefonia desde o início do projeto, em 2023, por meio de parcerias com operadoras como Claro e Tim.

O objetivo é que o programa possibilite a cobertura através de internet móvel de 100% do campo paranaense até 2026.

De acordo com o IBGE, apenas 51% da área rural do Paraná estava conectada à internet. Após iniciar o projeto, a cobertura rural subiu para 62,2% em menos de um ano, segundo estudo da Anatel. A expansão da cobertura já resulta em um acréscimo anual de R$ 2,08 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, segundo um levantamento do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Leia outras notícias