Sthefany Brandalise
Na segunda-feira (4), a professora Idana Cristina Menon, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, de Irati, foi reconhecida no Agrinho 2024, conquistando o 3º lugar na categoria Experiência Pedagógica com seu projeto “Exuberâncias do Campo”. Como prêmio, ela levou para casa um carro zero km.
A integração entre os meios rural e urbano foi o eixo central dos três projetos premiados na categoria Experiência Pedagógica da 29ª edição do Concurso Agrinho. Os projetos desenvolvidos exploraram o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” e cada professor foi contemplado com um automóvel zero quilômetro.
Essa categoria reconhece o trabalho desempenhado pelos docentes na formação de cidadãos mais conscientes e engajados, inspirando os alunos a adotarem atitudes sustentáveis. Além disso, ao valorizar as iniciativas pedagógicas, o programa estimula a inovação e a criatividade entre os educadores, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do ensino e para a criação de um ambiente escolar mais dinâmico e participativo.
A professora Idana Cristina Menon, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Guamirim, trabalhou a valorização do aluno do campo, ressaltando a importância dos trabalhadores rurais e exaltando a qualidade da produção local de alimentos. “Eu já trabalhei em uma escola urbana, mas há 15 anos passei a atuar em uma instituição de ensino no campo. Na cidade, eu vivia ganhando chocolate e bala dos meus alunos, já no interior passei a receber como presente repolho, batata e outros alimentos não industrializados. O projeto nasceu dessa percepção, de que é preciso criar uma noção de que campo e cidade coexistem. Assim, promovemos um intercâmbio entre esses dois mundos com uma série de atividades. Ainda não estou acreditando que estou entre as vencedoras. Ganhar esse prêmio, para mim, foi o auge da valorização que já recebi como professora”, celebrou.
“O Agrinho é fundamental porque eu trabalho sempre temáticas na produção textual, e ele nos proporciona autonomia para criar, inovar e colocar na cabecinha dos nossos alunos a importância de tudo isso. Sou professora da rede estadual há 15 anos, e nesse prêmio se concretizou uma valorização de tudo que a gente trabalha ali no dia a dia. Creio que representei muitos profissionais da educação que têm seus desafios diários”, comenta Idana.
Projeto: “Exuberâncias do campo, sabores do nosso chão”
A experiência foi desenvolvida com alunos do 7º ano, de uma escola do campo, no distrito de Guamirim, no Sudeste do Paraná. O mote do trabalho envolveu a relação entre o campo e a cidade, envolvendo, em especial, a alimentação saudável. A partir de diálogo, interação, pesquisa, palestra com profissional da área e toda a socialização em sala de aula, cada aluno destacou um produto cultivado em sua casa, bem como um prato produzido por sua família utilizando tal produto. Criou-se, ainda, uma revista e um folder, que foram enviados para uma escola da cidade de Irati. Houve interação, diálogo e novas experiências, compartilhados através de uma colheita e um lanche com sabores da roça.