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Prática fortalece a responsabilidade coletiva de cada estudante em relação ao cuidado com o espaço escolar e com o meio ambiente
A horta foi construída coletivamente, utilizando adubo orgânico, sementes e mudas – Foto: Reprodução

Sthefany Brandalise e Escola Pedro Antônio Molinari

A Escola Municipal Pedro Antônio Molinari, de Inácio Martins, comemorou a primeira colheita de sua Horta Escolar, um projeto que alia aprendizado prático e conscientização ambiental aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino em Tempo Integral, sob orientação da professora Marinha Wrobleveski.

Os alunos realizam, semanalmente, a coleta e a separação do lixo produzido na escola, destinando corretamente os resíduos para a reciclagem, compostagem ou descarte adequado. Essa prática fortalece a responsabilidade coletiva de cada estudante em relação ao cuidado com o espaço escolar e com o meio ambiente.

Como parte do projeto, cada aluno trouxe de casa uma garrafa PET, que foi reutilizada na confecção das bordas dos canteiros, onde foram plantadas diversas espécies de plantas. A iniciativa embeleza a horta e mostra, na prática, como pequenas atitudes sustentáveis podem transformar o ambiente em um espaço mais acolhedor e educativo.

Dentro das atividades, a professora trabalhou com os alunos o processo de compostagem e, com o apoio das famílias, conseguiu pó de café usado, que é rico em nutrientes, como o carbono e o nitrogênio. Além disso, alguns estudantes contribuíram trazendo mudas de plantas medicinais, couve e cebolinha para o cultivo.

A horta foi construída coletivamente, utilizando adubo orgânico, sementes e mudas doadas pela Empresa Dallegrave Florestal.

O resultado do trabalho já pode ser observado: os alunos participaram da primeira colheita e demonstraram entusiasmo com os frutos obtidos, o que reforça o impacto positivo da iniciativa.

Além da prática no cultivo, as aulas incluem momentos teóricos, nos quais os estudantes aprendem sobre o ciclo de vida das espécies, sua importância para a alimentação saudável e a preservação ambiental.

Para dar continuidade e expandir a iniciativa, a escola busca apoio da comunidade e de parceiros, necessitando de materiais como botas, bonés, ferramentas de jardinagem e mudas de plantas, que permitirão às crianças ampliar o cultivo e fortalecer ainda mais o vínculo com a sustentabilidade.

Fotos: Reprodução

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