Esther Kremer
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, está realizando um amplo trabalho de remoção de cabos inutilizados que permanecem presos aos postes de iluminação pública em diferentes pontos da cidade. A ação, segundo o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski, conhecido como Mundio, tem como objetivo principal melhorar a aparência visual das vias públicas e eliminar riscos de acidentes provocados por fios soltos ou sem uso.
O serviço está sendo executado após uma orientação técnica da Copel (Companhia Paranaense de Energia), onde a equipe da Secretaria acompanhou por dez dias os trabalhos, como forma de treinamento sobre o procedimento correto para identificação e retirada dos cabos.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, comentou sobre o trabalho e disse que o serviço é parte de um plano de governo que prevê, entre diversas melhorias, a segurança e a estética da cidade. “Essa é uma ação que parece simples, mas faz uma diferença enorme. Além de melhorar a estética das ruas, ela elimina riscos e demonstra o zelo que a administração tem por Irati. Nosso compromisso é cuidar dos detalhes, porque é isso que mostra o respeito com quem vive aqui. Estamos fazendo um trabalho contínuo de limpeza, organização e manutenção urbana para que Irati seja uma cidade cada vez mais segura, bonita e agradável de viver”, afirmou.

O eletricista da Secretaria, que atua na área há 13 anos, Leandro Muller, explicou como foi feito esse processo. “Temos uma certa experiência em reconhecer os cabos, saber os que estão energizados e os que não estão energizados. A Copel explicou para nós quais são os que estão irregulares na cidade, os cabos que precisam ser cortados, tendo em vista que os que já estão rompidos é para tirar total. E tem alguns que já estão fora da norma que também eles orientaram para estar fazendo essa remoção. Então, a gente tenta fazer uma limpeza aparentemente visual e tirando os cabos que estão em risco para a cidade”, comenta.
Foto: Reprodução
Serviço é contínuo e segue demandas da população
De acordo com o secretário Mundio, as equipes estão atuando de forma constante há mais de 60 dias, onde já foram realizadas as limpezas em mais de 25 ruas principais, agora, a ação seguirá para os bairros da cidade. O serviço ocorre tanto por solicitações recebidas pela Ouvidoria Municipal, por meio do “Fala + Irati”, quanto por ações diretas da Secretaria, que percorre os bairros observando as necessidades de limpeza.
O eletricista Leandro comentou que o trabalho está sendo intenso devido a grande quantidade de fios inutilizados. “Está bem complicado. Há empresas que estão na cidade tem muitos anos e outras empresas que vieram até a cidade, foram colocando os seus cabos e não foram retirando. Essas equipes precisam ter um pouco de atenção na hora de fazer a manutenção, de se preocupar com os cabos até para facilitar o trabalho deles, de outras empresas e, consequentemente, o nosso”, disse.
Um dos trechos mais críticos da cidade, são bairros do entorno e no Centro, onde há grande concentração de fios de telefonia e internet. Segundo Mundio, a limpeza será feita de forma gradativa, para evitar transtornos no trânsito e nos serviços. “Há pontos muito críticos, com cabos embolados e antigos, que nem sempre têm identificação. Nesses casos, prendemos os fios com braçadeiras reforçadas, agrupando-os para melhorar a estética até que possam ser retirados com segurança”, explicou.
Foto: Esther Kremer

O trabalho também inclui o ajuste das chamadas “barrigas” dos cabos, que são fios que ficam frouxos entre os postes. Esse procedimento, além de melhorar o visual, reduz o risco de rompimentos e quedas em dias de vento forte ou chuva.
Colaboração popular e de setores privados
Mundio destacou que, embora o cuidado seja constante, situações pontuais de corte acidental já ocorreram, como no caso de uma empresa que teve sua conexão de internet interrompida. “Pedimos compreensão da população. Estamos buscando o melhor para a cidade e continuaremos esse trabalho, mesmo que eventualmente aconteçam imprevistos. A meta é deixar Irati cada vez mais bonita e segura”, afirmou.
A Prefeitura também alerta que a responsabilidade pelos cabos é das empresas de telefonia e internet, que utilizam a estrutura de postes da Copel. A concessionária, segundo o secretário, pode aplicar multas a quem não fizer a manutenção adequada de seus fios. “Pedimos que as empresas colaborem, que façam a retirada dos cabos que não estão mais em uso ou acompanhem o trabalho das nossas equipes. A Copel vai começar a notificar quem não se adequar. É um esforço coletivo para deixar nossa cidade mais organizada e visualmente limpa”, reforçou.
A ação da Secretaria de Obras faz parte de um plano de manutenção urbana mais amplo implementado pela atual gestão. Além da retirada de fios, os serviços incluem limpeza pública, manutenção de vias e pintura de meios-fios, todos voltados à valorização do espaço urbano e da imagem de Irati. “O que nós queremos é cuidar da cidade como um todo. Estamos atuando com planejamento, ouvindo a população e colocando em prática um trabalho que faz diferença no dia a dia de quem vive aqui”, concluiu o secretário.

Serviço de retirada de fios está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. A população pode solicitar o trabalho por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone (42) 3132-6153 ou pelo e-mail ouvidoria@irati.pr.gov.br. Também é possível usar o sistema Fala + Irati escaneando o QRCode ao lado.