Irati PR, 08:34, 17°C

Programação reúne fé, cultura, gastronomia, feira rural, documentário histórico e grandes atrações no Parque da Prainha
Arte: Prefeitura de Fernandes Pinheiro

Karina Ludvichak, com informações assessoria

Fernandes Pinheiro já está em clima de festa com o início das comemorações pelos seus 30 anos de emancipação político-administrativa. A programação começa nesta quarta-feira (10), a partir das 18h, e segue até domingo (14), reunindo uma série de atividades que valorizam a história, a cultura e as tradições do município. As festividades acontecem no Parque da Prainha com entrada gratuita e programação aberta a toda a comunidade.

Organizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Provopar, o evento foi planejado para resgatar a memória do município e celebrar as conquistas construídas ao longo das últimas três décadas. A programação inclui momentos cívicos e religiosos, feira do produtor rural, apresentações culturais, exibição de documentário, atividades esportivas, gastronomia típica e o tradicional Rodeio Country, que ocorre durante três noites.

Um dos destaques da programação é o lançamento do documentário “30 Anos – Especial Entrevistados”, que reúne imagens históricas e depoimentos de moradores que ajudaram a construir a trajetória de Fernandes Pinheiro. O filme será exibido na quinta-feira (11) e reapresentado no sábado (13), em sessão aberta à comunidade.

As atrações musicais foram pensadas para atender diferentes públicos e estilos, com apresentações de artistas locais e regionais. A abertura oficial da festa acontece nesta quarta-feira, com momento ecumênico, sessão cívica, cantata de Natal, corte do bolo comemorativo e o show gospel do cantor Lobato. Nos demais dias, sobem ao palco nomes como Diego e Jean, Gabriel Smaniotto, Althair & Alexandre e Adson & Alana, além do tradicional Baile da Melhor Idade.

Além das atividades culturais e musicais, a população pode visitar a Exposição de Fotos na Casa da Memória, participar da Feira do Produtor Rural e Cultural e prestigiar competições esportivas, como o Torneio de Truco e o Torneio Varzeano “Zires de Paula Santos”.

Para garantir o acesso da população das comunidades do interior, a Prefeitura organizou um esquema especial de transporte gratuito no sábado (13), com saídas a partir das 12h de diversas localidades do município, facilitando o deslocamento até o Parque da Prainha.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (10) – feriado: 18h – Abertura da Praça de Alimentação; 18h – Exposição de Fotos (Casa da Memória); 19h – Momento Ecumênico de Ação de Graças; 20h – Sessão Cívica + Cantata de Natal + Projeto Maestro Wellington; 21h – Comemoração dos 30 anos e corte do bolo; 21h30 – Show Gospel com Lobato.

Quinta-feira (11): 14h – Formatura PROERD; 19h30 – Exibição do Documentário “30 Anos – Especial Entrevistados”.

Sexta-feira (12): 19h – Show com Diego e Jean; 20h – Abertura Oficial do Rodeio Country; 22h – Show com Gabriel Smaniotto.

Sábado (13): 13h – Baile Regional da Melhor Idade (Grupo Segue o Baile); 13h – Abertura da Feira do Produtor Rural e Cultural; 14h – Final do Torneio de Truco; 19h – Exibição comunitária do Documentário; 20h – Rodeio Country; 22h – Show com Althair & Alexandre.

Domingo (14): 11h30 – Almoço Costela de Chão (buffet – vendas antecipadas); 13h – Apresentações artísticas (Barracão); 14h – Final do Torneio Varzeano “Zires de Paula Santos”; 17h – Premiação dos torneios Varzeano e Truco; 19h – Rodeio Country; 21h – Show de encerramento com Adson & Alana.

ROTEIRO ESPECIAL DE ÔNIBUS – SÁBADO (13)

Ônibus – Motorista Andrei (saída às 12h): Bituva dos Lúcios (ponto do Dacho) – Ponte do Raimundo – Saruvas – Faxinal dos Pintos – Parque da Prainha.

Ônibus – Motorista Miguel Carlos Ferreira (saída às 12h): Assungui de Baixo – Serra do Basílio – Manducas – Escola de Assungui – Balão – Bituva dos Lopes – Mercearia do Sérgio Meira – Paiol Velho – Posto Montanha – Parque da Prainha.

Ônibus – Motorista Pedro de Paula Chagas (saída às 12h): Escola de Bituva dos Machados – Bituva dos Kuller – Benfica – Angaí – Boa Vista – Posto Montanha – Parque da Prainha.

Ônibus – Motorista Odair (saída às 12h): Posto de Saúde de Angaí – Lanchonete de Angaí – Boa Vista – Posto Montanha – Parque da Prainha.

Leia outras notícias