Redação
A Prefeitura de Irati realizou, na tarde de terça-feira (7), uma coletiva de imprensa para anunciar mudanças administrativas e apresentar novos nomes para áreas estratégicas do governo municipal. A coletiva foi conduzida pela vice-prefeita Larissa Mazepa, que ocupa o cargo de prefeita interina desde o dia 25 de dezembro de 2025, e contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Daniela Raffo, além do novo secretário municipal de Defesa Animal, Alisson Trog.
Na abertura, Larissa Mazepa contextualizou o momento como parte do início de um novo ciclo administrativo, destacando que os anúncios seguem o planejamento apresentado durante a campanha e que as ações estão sendo implementadas de forma gradual. A prefeita interina ressaltou o compromisso da gestão com a área da saúde e explicou que a administração está reforçando a equipe técnica.
Durante a coletiva, Larissa anunciou a chegada de dois novos profissionais para a área da saúde e a nomeação do novo secretário de Defesa Animal. Segundo ela, a Secretaria de Defesa Animal já existia na prática, mas passou a contar com um responsável técnico específico após orientação do Ministério Público. “Não é uma nova pasta, ela já existia na prática, apenas uma orientação, inclusive, que veio do próprio Ministério Público para que a pasta pudesse contar com alguém técnico, no caso, específico, um veterinário”, destacou.
Ao falar sobre a importância da Defesa Animal para a gestão, Larissa reforçou o compromisso pessoal e institucional com o tema. “A Defesa Animal sempre foi uma pauta importante para nós, Emiliano, eu, nós temos os nossos pets, e a gente sempre esteve em preocupação com os que estão na rua, para que sempre estejam bem”, disse.
Na sequência, foi apresentado oficialmente o novo secretário municipal de Defesa Animal, Alisson Trog. Larissa explicou que a escolha levou em consideração a formação técnica e a experiência profissional do médico veterinário. “Dentre todas as pessoas que analisamos, chegamos ao nome do Alisson Trog que, com muito prazer, estamos recebendo aqui na nossa Secretaria de Defesa Animal, e ele aceitou o nosso convite, o nosso desafio”, afirmou.

Em sua fala, Alisson Trog agradeceu o convite e destacou sua experiência técnica e de gestão de pessoas, além da intenção de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela equipe da secretaria. “Agradeço à prefeita e ao Emiliano pelo convite que me fizeram para assumir essa pasta”, declarou.
O novo secretário ressaltou que pretende manter as ações em andamento e buscar aprimoramentos.
Na área da Saúde, a prefeita em exercício também fez um pronunciamento detalhado sobre as mudanças anunciadas na pasta. Ela explicou que a criação de novos cargos atende a uma necessidade de reorganização do sistema de saúde, com foco na melhoria do atendimento à população. “Toda criação de cargo, ela tem os seus prós e contras, mas tendo em vista a necessidade de que nós tínhamos de fazer com que a saúde melhorasse, enquanto médica, vocês sabem que a minha maior luta é fazer com que a população tenha uma saúde de qualidade”, afirmou.
Larissa destacou que, no último ano, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir filas de espera, e que a partir de 2026 o foco será a atenção primária e a urgência e emergência. “Agora, a partir deste ano, nós pretendemos dar vazão a duas pontas muito importantes da área da saúde, que é a atenção primária e que é a unidade do pronto-atendimento”, explicou.
Segundo a prefeita, um dos principais desafios é a falta de dados consolidados sobre a população atendida. “Hoje, se alguém nos perguntar quantos hipertensos tem em Irati, quantos diabéticos tem em Irati, nós não vamos saber responder”, relatou, explicando que inconsistências nos cadastros dificultam o planejamento.
Nesse contexto, foi anunciada a nomeação de Willidiane Tessari como diretora de Atenção Primária. A profissional terá papel fundamental na organização dos dados, no acompanhamento das equipes das unidades básicas de saúde e na definição de metas.
Larissa também agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação da criação dos cargos e destacou a relação institucional entre os poderes. “Eu agradeço imensamente à Câmara de Vereadores por entender que nós precisamos fazer com que a saúde melhore”.
Outro anúncio foi a nomeação de Fabíula Bonfim como diretora do Pronto Atendimento Municipal.
Daniela Raffo, secretária municipal de Saúde, destaca que a criação dos dois cargos é essencial para as melhorias no setor, enfatizando que a experiência das duas profissionais permite uma melhor organização nos serviços de atendimento. “É essencial essas duas figuras, essas duas pontas, para que a gente não apague fogo, mas que a gente previna, para que a gente possa trabalhar com o planejamento. Elas vêm para somar nessa equipe”, disse.
A reorganização busca melhorar a qualidade do atendimento sem aumentar os custos. “Esta ação vai fazer com que nós gastemos a mesma coisa e fazer com que as pessoas tenham uma maior qualidade”, afirmou Larissa.
A prefeita interina reforçou que segue dando andamento às ações do governo e assumindo responsabilidades deixadas pelo prefeito, mantendo o funcionamento dos serviços públicos e a execução das prioridades da gestão.