Zaqueu Bobato
No dia 10 de março, o vice-prefeito e secretário de Educação e Cultura de Imbituva, Zaqueu Bobato, solicitou ao prefeito Celso Kubaski, por meio do ofício nº 062/2022, o reajuste salarial dos profissionais que atuam na Educação Infantil (CMEIs). Conforme foi estabelecido pela portaria nº 67/2022, publicada em Diário Oficial da União, a qual definiu o piso salarial nacional dos profissionais do magistério em R$ 3.845,63.
O secretário responsável pela pasta, ao dialogar com o prefeito Celso, foi atendido. “Temos um prefeito sensível às demandas, portanto, logo ao ser apresentada a ele a proposta para que houvesse a adequação e a equiparação dos salários, visto que, os professores que atuam no Ensino Fundamental, com 20h de carga horária, já estavam com o piso atualizado e os profissionais da Educação Infantil, com 40h, estavam em defasagem como consta no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público, Celso prontamente nos atendeu”, disse o secretário.
Zaqueu enfatizou também que “os professores cumprem com as mesmas atribuições dos demais e é mais do que justo o salário ser equivalente”. Além disso, o secretário destacou a relevância de planos de ação para a valorização dos docentes, no que diz respeito a suporte pedagógico, cursos de formação continuada e revisão do plano de carreira e remuneração desses profissionais.
Segundo Bobato, 55 professores foram contemplados. Há casos em que professores passaram a receber R$ 1.000 a mais. “Tudo depende do nível em que estão no plano de ascensão da carreira. É um valor significativo que faz toda a diferença no final do mês”, comentou.
“Agora temos um munícipio com um salário equiparado tanto para os profissionais da educação infantil, como do ensino fundamental. O próximo passo é reformular o plano de cargos e salários dando condições justas de ascensão salarial para todos”, finalizou o secretário.