Assessoria Prefeitura de Fernandes Pinheiro
Na segunda-feira (14), o prefeito Oziel Neivert e a primeira-dama estiveram no Casarão de Florestal, um patrimônio histórico localizado na área do Florestal, na divisa entre Irati e Fernandes Pinheiro, para discutir as tratativas de restauração e o futuro do local. A visita contou com a presença de João Paulo Mendes de Almeida, coordenador de estação de pesquisa do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) de Florestal, atual administrador do espaço, e abordou os desafios e possíveis soluções para a revitalização do casarão.
HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL
O Casarão de Florestal, tombado em 1992, está sob a administração do IDR-PR (antigo IAPAR) como fiel depositário. A estrutura, que já passou por intervenções emergenciais para evitar desabamentos, necessita de uma restauração completa. Desde 2007 há projetos parados devido à falta de recursos, já que a verba depende de articulação política com o Estado.
“Este casarão é um símbolo da nossa história local e não podemos deixar que se perca. Muitos que ainda moram aqui em Florestal, seus pais ou avós trabalharam para a família Miranda. Existe um vínculo afetivo e histórico com esse lugar. Estamos em diálogo com o Estado e municípios vizinhos para garantir os recursos necessários. O departamento de cultura está com muitos projetos para transformá-lo em um espaço multicultural que beneficie toda a região”, declarou Oziel, durante a inspeção às estruturas deterioradas.
Atualmente, o IDR assumiu o compromisso de avançar com a restauração, independentemente de parcerias municipais. Um contrato de R$ 130 mil, inicialmente, foi firmado com uma ONG através de um Edital de Fomento Pró Restauro que foi realizado em 2024, para a elaboração do projeto executivo, que deve ser entregue em dois meses.
POSSÍVEL ENVOLVIMENTO DA PREFEITURA DE IRATI
Em paralelo, a Prefeitura de Irati protocolou um pedido de doação de uma área do IDR para a expansão do condomínio industrial. Como contrapartida, discute-se a possibilidade de o município financiar parte da restauração do casarão. No entanto, as tratativas ainda estão em fase inicial e dependem de aprovação da SEAP (Secretaria de Administração e Previdência do Paraná).
DISCUSSÃO SOBRE A DIVISA TERRITORIAL
Um dos pontos levantados foi a localização exata do casarão, que pode estar em área de Irati ou Fernandes Pinheiro. Dados cartográficos históricos, livros sobre a história da cidade e matrículas indicam registros em Teixeira Soares (antecessor de Fernandes Pinheiro), outros mapas, indicam em Irati – porém a definição exata requer análise técnica. O IDR e o IAT (Instituto Água e Terra) serão procurados com essas documentações para verificar os mapas para esclarecer a questão. “Independente dos limites municipais, nosso objetivo é preservar esse patrimônio para as futuras gerações”, complementa o Prefeito.
Oziel destacou a importância do casarão para a região e reforçou o compromisso de buscar soluções em conjunto com o Estado e municípios vizinhos. A expectativa é que, após a conclusão do projeto, sejam captados recursos para executar a obra e preservar esse marco histórico.




