Pesquisa aponta Leandro Jasinski na liderança eleitoral de Rio Azul com 70,30% das intenções de votos válidos

Rio Azul conta com apenas dois candidatos na disputa. A votação pode ser uma das mais elásticas da região da Amcespar

Sthefany Brandalise, com revisão de Nilton Pabis

A disputa eleitoral pela administração das prefeituras de todo o Brasil está chegando à reta final e no próximo domingo (6/10) os munícipes saberão quem será o próximo prefeito ou prefeita a comandar a gestão da sua cidade pelos próximos quatro anos. Em Rio Azul, o cenário eleitoral vem se definindo a cada dia em que se aproxima o momento das votações.

A pesquisa divulgada pela Folha de Irati nesta quinta-feira (03), realizada pela Ágilí Pesquisas e Marketing Ltda e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-02891/2024, aponta como pode se definir a disputa à Prefeitura de Rio Azul nessas eleições.

O cenário dos votos válidos é quando você simula o resultado das eleições retirando da projeção os eleitores indecisos. Leandro Jasinski (PSD-55), atual prefeito do município, que tem como vice Jair Boni (UNIÃO), lidera a pesquisa no quesito dos votos válidos com 70,30% das intenções de votos, seguido por Rodrigo Solda (PL-22), ao lado do vice Alcides (PL), na pesquisa com 29,70% das intenções de votos. Vale ressaltar que o candidato do Partido Republicanos e ex-prefeito do município, Vicente Solda, protocolou sua renúncia a candidatura em setembro. Em seu lugar, na mesma chapa, foi protocolado a candidatura de seu filho, Rodrigo Solda, pelo PL. A nova candidatura mantém o mesmo vice do PL, agora com chapa pura.

No voto espontâneo, que é aquele em que o pesquisador não indica os nomes, Leandro tem 47,20% e Rodrigo 17,60%. Quem não sabe ou não respondeu: 35,20%.

Quando o pesquisador aponta os nomes dos candidatos os números sobem. O atual prefeito Leandro Jasinski sobe para 58,80% e Rodrigo vai a 24.80%. Os Indecisos somam 10% e quem não quer votar em nenhum dos candidatos somam 6.40%.

Outro dado coletado na pesquisa é a definição do voto. Isso reflete se a eleição já está definida ou o cenário ainda pode mudar. Os eleitores que já tem a convicção do voto soma 80,80%, enquanto que 19,20% dizem que ainda podem mudar o seu voto.

Outro questionamento levantado pelo Ágili Pesquisas é sobre a rejeição do candidato. Isso mostra o potencial de crescimento de quem disputa a eleição. Rodrigo Solda é o mais rejeitado, com 25,20%, e Leandro aparece com 15,60%. 46,40% dos eleitores disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 12.80% não souberam em quem não votariam.

Para finalizar, o instituto Ágili quis saber quem o eleitor acredita que vai vencer as eleições do próximo domingo (6). Leandro lidera novamente com 63,20% e Rodrigo com 15,20%. Não souberam responder 21,60% dos eleitores nas intenções de voto.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 250 pessoas entre os dias 28/09 à 2/10. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6,1% pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela empresa Santa Chiara Comunicação Ltda – Folha de Irati

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.