Irati terá apenas três candidatos na disputa pela Prefeitura

A campanha política começa a partir do dia 16 de agosto

Esther Kremer e Sthefany Brandalise

Na última semana, Irati vivenciou um período crucial para o futuro político da cidade. As convenções partidárias, que marcaram o fechamento das alianças políticas, definiram oficialmente as três chapas que concorrerão à Prefeitura nas próximas eleições municipais. Os três pré-candidatos são Emiliano Gomes (PSD), Ana Radis (PT) e Rafael Lucas (Podemos).

Nas fotos, os pré-candidatos na disputa pela Prefeitura, Emiliano Gomes e Larissa Mazepa, Ana Radis e Luciano Menon, Rafael Felipe Lucas e Ieda Waydzik – Foto: Reprodução


A movimentação começou no dia 31 de julho com a convenção do PT, que confirmou o nome da professora Ana Radis para disputar o pleito. Até o dia do evento, não havia um vice confirmado, mas, recentemente, foi divulgado que o vice de Ana será o Luciano Menon, conhecido por X-Salada, pelo partido do PSB.


Já no primeiro dia do mês de agosto, a convenção de Rafael Lucas confirmou a pré-candidatura pelo Podemos. Ainda, anunciou oficialmente a aliança com Ieda Waydzik (PSDB) para vice. Fato este que estava sendo muito comentado na cidade e se confirmou com a convenção.


Para finalizar as convenções, Emiliano Gomes (PSD) realizou a sua no dia 04 de agosto, confirmando, também, a médica Larissa Mazepa como vice na chapa, representando o Republicanos, ato este que esclareceu alguns comentários de que o provável vice seria Nelson Menon, o Italiano. Emiliano é confirmado como o candidato do governador Ratinho Junior em Irati.


Ana Radis, em entrevista para a Folha no dia da convenção, falou sobre a decisão em disputar a Prefeitura de Irati. “O grupo me procurou e eu aceitei este desafio, depois de conversar com a família e também de entender que eu tenho as qualidades que uma prefeita precisa ter. A gente sabe que o nome Ana Radis é um nome novo, eu tenho tido um aceite enorme na população jovem iratiense, pelo trabalho que eu já fiz aqui, também das mulheres tenho recebido muito apoio, por ser a única mulher para este cargo de prefeita, e os trabalhadores, de maneira em geral. O recado que eu quero dar é para que conheçam a trajetória, as propostas de cada candidato e vejam qual é o mais qualificado para assumir o município nos próximos anos”, disse Ana.


Rafael Lucas, no dia da convenção, falou sobre a importância de uma boa coligação de partidos que pode prover mudança. “Nós vínhamos, há muito tempo, ouvindo várias pessoas com a vontade de disputar as eleições em Irati. Desde o ano passado estamos ouvindo pessoas dentro do Podemos e dentro do PL, partidos que fazem parte da nossa base, e sempre ouvimos ‘porque vocês não se unem?, Irati precisa dessa união’. Então, fomos conversando, vendo o que queríamos para o futuro de Irati e quando sentimos que a vontade de cada um estava perto uma da outra, nos unimos. Respeito muito o PSDB e espero que a partir de agora, do dia 05 até o dia 15, a Drª Ieda permaneça como a vice da nossa chapa. Ela foi importante para Irati e quero que ela faça parte, junto conosco, de uma gestão que vê futuro em Irati”.


Já Emiliano Gomes, também durante a convenção, expressou seu compromisso com o desenvolvimento. “Sempre tive o sonho de fazer a diferença, de fazer com que Irati pudesse ser mais próspera, pudesse ter geração de emprego, de renda. Nós trabalhamos incansavelmente e fizemos coisas que nenhum pré-candidato fez. Nós sentamos com a população, conversamos com todos os segmentos, todos os setores e incluímos as pautas necessárias para transformar Irati em uma cidade melhor para se viver. O meu desejo é que a gente possa levar essa mudança adiante, fazendo com que todos os nossos projetos cheguem às demais pessoas. É um projeto coletivo. É um projeto meu, da Larissa, de cada um de vocês. Nós vamos fazer esse desenvolvimento acontecer”, afirmou.


APOIOS DE DEPUTADOS
Todos os pré-candidatos receberam apoio de deputados estaduais e/ou federais. Alguns estiveram presentes pessoalmente nas convenções, enquanto outros enviaram vídeos de apoio e de incentivo.
Em apoio a Rafael e Ieda, a deputada federal e secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte (PSD), afirmou o compromisso da aliança feita. “É um momento histórico para Irati, nós não estamos falando de uma aliança temporária, estamos falando de uma união que junta pessoas muito importantes para o futuro de Irati. Eu tenho certeza que este gesto de união e de parceria, é justamente para que Irati possa ir muito além. O prefeito Jorge e a vice Ieda fizeram muito pela cidade, mas nós queremos mais, tenho absoluta certeza de que está união vai dar para Irati um futuro brilhante. Eu venho apoiar esta chapa porque eu acredito nela”.


Mostrando apoio a chapa de Emiliano e Larrisa, o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), elogiou a dupla. “A gente tem aqui uma grande dupla, que foi gestada ao longo de todos esses meses ao lado da população, se consolida aqui em uma grande força e que vai fazer história. Estou orgulhoso por vocês estarem unidos pela cidade. Nós temos uma grande aliança, vamos em frente, vamos com o nosso PSD 55, ao lado do Ratinho, ao lado da doutora Larissa, ao lado do prefeito Emiliano”, afirma.


Para apoiar a pré-candidatura de Ana Radis, o deputado estadual Professor Lemos (PT) demonstrou seu apoio. “Prestigiamos a convenção da nossa Federação Brasil da Esperança que aprovou o nome da professora Ana Radis como pré-candidata a prefeita. Na ocasião, também foram aprovados os pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara Municipal. Time organizado e muito animado. Contem com o nosso apoio. Seguimos na luta”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.