42,60% dos eleitores entrevistados estão confiante de que Gabi Bakri vença as eleições
Esther Kremer
Em União da Vitória, a cidade mais importante do sul do Estado, o clima eleitoral está acirrado. O cenário com cinco postulantes ao cargo traz uma efervescência a disputa eleitoral. A candidata do PSD, Gabi Bakri, filha do deputado Hussein Bakri e que tem o apoio do governador Ratinho Junior, lidera a pesquisa com 35% dos votos válidos. Gabi tem com vice Almires Bughay (MDB). A Folha de Irati que contratou uma série de pesquisas na região buscou conhecer como pensa o eleitor de União da Vitória.
O cenário eleitoral traz cinco disputantes. Toninho da Ótima (PV) traz como vice o ex prefeito e ex deputado estadual Pedro Ivo (PT). Dr Ary que é médico e já foi prefeito da cidade de Porto União, secretário de Saúde do atual prefeito Bachir Abbas e também chefe da 6ª Regional de Saúde e tem como vice Toko, que também foi secretário do atual prefeito. Ary, após sua gestão à frente de Porto União teve que devolver recursos. Mesmo assim Dr Ary se posiciona bem no pleito até devido ao curto tempo que está na disputa. Já o atual prefeito Bachir Abbas foi vice do, a época, prefeito Santin Roveda atualmente secretario de Justiça do Paraná. Ele busca a reeleição e tem como vice o professor Ricardo. E a única mulher na disputa é filha do deputado Hussein Bakri que atuou no estado como chefe regional da Casa Civil e aproveitou o momento para construir relações politicas e proximidade com a população. Tem como vice Almiris Bulghay, e apoio do governador Ratinho Junior e de seus secretários. Ainda tem um último candidato, Emerson Lourenço que é vereador e tem como vice JJ Amaral, ambos do partido Novo.
A Ágili Pesquisas mostra números para o cenário em União da Vitória. Na pergunta espontânea, Gabi Bakri aparece com 24%, seguido por Dr. Ary com 19,60%, após o candidato Bachir Abbas com 11,80%, depois Toninho da Ótima com 5,20%, seguindo de Emerson com 4,80% e os que não sabem ou não responderam somam 34,60%.
Uma das perguntas mais representativas na pesquisa é a pergunta estimulada. Neste panorama, a candidata Gabi Bakri aparece com 28,60%, Dr. Ary com 25%, Bachir com 14,60%, Toninho com 7,20% e Emerson com 6,40%. Os dados de quem não votaria em ninguém somam 5% e os que não sabem somam 13,20%.
Quando fazemos o cálculo e simulamos como seria a votação no dia da eleição, na forma do voto válido, o cenário fica da seguinte forma: Gabi Bakri (PSD – 55) com 35% dos votos válidos, em seguida o Dr. Ary (PSDB – 45) com 30,60% dos votos, seguido por Bachir Abbas (PP – 11) com 17,80%, Toninho da Ótima (PV – 43) aparece nas pesquisas com 8,80% e depois Emerson Lourenço Litwinski (NOVO – 30) com 7,80%.
Em relação a rejeição de cada candidato, Bachir Abbas aparece com 26,60%, seguido de Toninho da Ótima com 21,60%, depois Gabi Bakri com 13,80%, segue com Emerson tendo 10,20% e depois Dr. Ary com 8,20%.
Na categoria clima de vitória, 42,60% dos eleitores entrevistados estão confiante de que Gabi Bakri vença as eleições, enquanto que 23,00% apontam Dr. Ary como o candidato que irá se eleger.
Bachir Abbas ocupa a terceira posição, com 16,80% do votos, seguido por Toninho da Ótima com 3,40% e Emerson Lourenço com 2,00%. 12,20% do entrevistados não souberam ou não responderam.
Ao verificar os números da pesquisa eleitoral divulgada pela Folha de Irati, nesta sexta-feira (04), realizada pela Ágile Pesquisas e Marketing, encomendada pela empresa Santa Chiara Comunicação Ltda – Folha de Irati, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-02041/2024, mostra pouca diferença entre Gabi Bakri (PSD – 55) e Dr. Ary (PSDB – 45).
O nível de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,3% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Foram feitas 500 entrevistas pessoais, realizada com eleitores maiores de 16 anos realizada entre os dias 29 de setembro à 3 de outubro de 2024.