Em Inácio Martins, Dimas lidera pesquisa eleitoral com 44,30% das intenções dos votos válidos

Município conta com cinco candidatos à Prefeitura, sendo o município que tem mais candidatos na região


Karina Ludvichak, com revisão de Nilton Pabis


As eleições municipais de 2024 estão chegando à reta final, e neste domingo (6) eleitores de todo o país vão às urnas decidir o futuro da gestão pública de seus municípios, no qual devem escolher os candidatos a comandar o poder executivo e legislativo pelos próximos quatro anos.


Com 8.598 cidadãos aptos a votar nesta eleição, a disputa ao cargo de prefeito em Inácio Martins vem se definindo na reta final das campanhas. Dimas Vier representa a atual administração e tem apoio do prefeito Junior Benato e Clevinho. Marino Kutianski, que é vereador, foi ex prefeito do município e tenta voltar ao cargo, enquanto que Jorge Boeira, Elsio e Kleber disputam o executivo pela primeira vez.


Em uma pesquisa divulga pela Ágili Pesquisas e Marketing nesta sexta-feira (04), registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-06128/2024, o candidato Dimas (PSD-55), que tem como vice Rosemir Vaz Kutia (MDB), lidera a disputa com 44,30% das intenções de votos válidos. Segundo os números da pesquisa Dimas abre 11.5 pontos percentuais em relação ao segundo, Marino Kutianski.

A cidade mais alta do Paraná conta com cinco candidatos na disputa à Prefeitura.

Atrás de Dimas está Marino Kutianski (PSDB-45) ao lado vice Laurici (Progressistas), com 32,80% das intenções de votos válidos. Jorge Boeira (PL-22) e o vice Edgar Valter (PL) ocupam o terceiro lugar com 11,40%, seguidos pelo Professor Élsio (PT-13) e o vice Professora Maria Lucia (PV) com 7,50%. Em última posição nas intenções de votos válidos está o Jornalista Kleber (Partido Novo) ao lado do vice Luis Macarroni (Partido Novo), com 4,0%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2024, na qual entrevistou 250 eleitores acima dos 16 anos. O nível de confiança estimado para esta pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos.


Na categoria de votos espontâneos, que é quando o pesquisador não indica nenhum nome, Dimas aparece na frente com 26,00% das intenções de votos. Marino Kutianski é o segundo mais indicado na pesquisa, com 17,60%, seguido por Jorge Boeira com 7,60% da indicações. 3,20% dos entrevistados apontam o Professor Élsio e 1,60% votaria no Jornalista Kleber. 0,80% afirmaram que votariam em Júnior Benato, atual prefeito do município que está finalizando o segundo mandato. 43,20%, representação da maior porcentagem desta categoria, não souberam responder em quem votariam.

Benato aparece na pesquisa porque o eleitor pode indicar neste modulo o nome que mais lembra, seja ou não candidato.

Já na pesquisa estimulada, no qual o pesquisador indica os nomes dos candidatos, 35,60% dos eleitores votariam em Dimas, 26,40% optaram por Mariano Kutianski; Jorge Boeira acumula 9,20% das intenções de votos nesta categoria, seguido por Professor Élsio com 6,00% e Jornalista Kleber com 3,20%.

Do total de entrevistados, 6,40% não votariam em nenhum dos candidatos e 13,20% não responderam ou não souberam responder.

No cenário da rejeição dos candidatos, onde os entrevistados foram questionados em qual candidato não votaria de jeito nenhum, Jorge Boeira ocupa o primeiro lugar com 24,40% das indicações, seguido por Dimas com 10,00%. 9,60% do eleitorado apontou Marino Kutianski e 8,40% o Professor Élsio. Em último lugar de rejeição está o Jornalista Kleber com 8,00% dos votos. 28,40% dos entrevistados não indicaram nenhum candidato e 11,20% não respondeu ou não soube responder.


Em relação a convicção dos votos, 70,80% dos entrevistados afirmam que não mudaram o voto, já 29,20% podem mudar de voto até a reta final das eleições. Isso mostra que o eleitorado já sabe em quem vai votar, o que possibilita que os números finais da eleição sejam mais próximos com os do resultado da pesquisa.


A pesquisa foi contratada pela empresa Santa Chiara Comunicação Ltda – Folha de Irati.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.