Eleitores decidem neste domingo governantes para os próximos quatro anos

Com informações do Senado Federal

Jaqueline Lopes/Eleitores devem votar em seis candidatos nesta eleição

 

 

 

Neste domingo (7), a partir das 8 horas da manhã, 147,3 milhões de cidadãos brasileiros vão aos locais de votação com o objetivo de escolher seus governantes para os próximos quatro anos. E terão até as 17 horas para votar no seu candidato.

O eleitor terá que apertar a tecla CONFIRMA da urna eletrônica seis vezes, para seus representantes. O cidadão deve ficar atento as ordens de votação, o que é permitido e proibido, aos crimes eleitorais, que podem ser considerados também durante a campanha eleitoral, e quais os impactos dos votos nulos e brancos nos resultados.

ORDEM DA VOTAÇÃO

O primeiro voto na seção será de deputado federal, seguida de deputado estadual, senador 1 e senador 2, depois é a vez de votar no governador e por fim no presidente. Ao todo o eleitor deve escolher seis políticos. Para o voto do senador não é possível votar duas vezes no mesmo candidato, sendo anulado votos repetidos.

Box:

O QUE LEVAR NO DIA?

Além do título de eleitor, os cidadãos devem levar um documento com foto. De acordo com o chefe do Cartório de Irati, Dirceu W. Junior, também pode ser baixado o e-título em qualquer smartphones, no aplicativo contém os dados do título e ainda a foto. Ele vale como documento oficial, dispensando que sejam levados outros documentos. Importante salientar que ele só vale se conferido pelo mesário na tela do aparelho, não serão aceitas impressões, disse.

VOTOS NULOS OU BRANCOS

A pesquisa de intenção de voto para presidente da República realizada no dia 3 de outubro apontava que votos nulos e brancos somavam 11%, percentual maior do que o alcançado pela maioria dos presidenciáveis. Mas qual o impacto desses votos na eleição?

De acordo com Arlindo Fernandes, consultor legislativo do Senado Federal, votar nulo ou em branco apenas invalida o voto. E é sempre um recado do eleitor. É uma forma encontrada pelos eleitores para protestar contra o que quer que seja, como a obrigação de votar, ou contra todos os candidatos de um pleito, quando não querem escolher nenhum explica.

ELEIÇÃO ANULADA

A eleição, no entanto, pode ser invalidada quando mais de 50% dos votos forem anulados pela Justiça Eleitoral por motivo de fraude, como a compra de votos. De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, nesse caso ficam prejudicadas as demais votações e será marcará uma nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

E se 60% dos votos para presidente da República forem nulos e brancos? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já se pronunciou a esse respeito: os 40% de votos dados aos candidatos serão os válidos, apesar de a Constituição estabelecer que o presidente deve ter 50% mais um dos votos válidos. Pelo entendimento do tribunal, basta a um dos candidatos obter 20% mais um desses votos para estar eleito.

RESULTADO

A previsão em todo o Brasil é que os resultados das eleições 2018 saiam às 20h, sabendo se haverá ou não segundo turno para os cargos de governador e presidente. Na região, a previsão é que a apuração acabe antes das 8h da noite. Segundo o chefe de cartório de Irati, após o termino da votação os arquivos são enviados e começa a contagem.

A partir das cinco da tarde, passamos a aguardar as mídias chegarem para fazer a apuração e também a chegada das urnas e demais materiais encaminhados aos locais de votação. Em Inácio Martins, nossa equipe fará toda a transmissão diretamente do Colégio Parigot de modo a fazermos com que a apuração ocorra o mais rápido possível, comenta Junior.

Comentários estão fechados.