Corpo de Bombeiros
Na noite do dia 08 de outubro, o Corpo de Bombeiros de Irati foi acionado para atender uma ocorrência onde um veículo havia submergido no rio Preto, na localidade de Mato Queimado, área rural do município de Irati. O veículo era ocupado por uma família, sendo o pai de 35 anos, a mãe de 26 anos, que foi encontrada no mesmo dia, e um bebê, de apenas 2 anos.
O caso está sendo apurado, e o delegado de Irati, Diego Troncha, disse à Folha que já começaram a ouvir os familiares para entender melhor a situação. “Esperaremos um tempo para ouvirmos os pais, a fim de esclarecer o grau de responsabilidade deles no trágico evento”, conta. O delegado continua: “é um caso muito sui generis [sem semelhança com nenhum outro], pois a princípio foi uma tragédia causada por um evento da natureza”, o objetivo é checar as informações e saber o que ocorreu realmente aconteceu.
Após o Corpo de Bombeiros realizarem o resgate da mãe, Tatiane Furman, com vida, foram iniciadas as buscas à procura das outras vítimas, inclusive com a aplicação de cães de busca do GOST.
Logo nas primeiras horas do dia 09 de outubro, o corpo da filha do casal, de dois anos, foi encontrado dentro do veículo submerso, cerca de 80 metros da ponte de onde o carro foi arrastado.
Cleomar Elton van Ryn, de 35 anos, foi encontrado vivo também na segunda-feira (9). Ele era o motorista do carro em que estava com a família e foi arrastado para um rio após tentar atravessar uma estrada alagada em Irati. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem foi encontrado por vizinhos, que o ajudaram. Segundo a corporação, ele estava bastante debilitado e foi levado de ambulância até o hospital.
O Caso
Na noite de domingo (08), o Corpo de Bombeiros atendeu uma família que foi levada pela enchente no Rio Preto, na localidade de Mato Queimado, interior de Irati. Segundo informações, após tentar atravessar uma via alagada, o carro caiu no rio, rodou e foi levado pela correnteza.
Os bombeiros foram acionados por um morador na localidade de Mato Queimado, que disse ter visto o incidente. A equipe afirma que, ao chegar no local, populares indicaram a possível localização de Tatiane, que estava no banco do passageiro.
“Foi possível ouvi-la gritando em meio à mata alagada”, explicam os bombeiros.
Ela foi encontrada presa em alguns galhos, com ferimentos leves. “Estima-se que no local a profundidade estaria perto dos seis metros e com forte correnteza devido à cheia do rio”, aponta a corporação.
O volume de água era bastante elevado, se aproximando dos 7 metros de profundidade no momento do resgate, o que dificultou a operação.