Nilton Pabis, com informações da Delegacia de Rebouças
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Rebouças, instaurou inquérito policial para investigar supostas irregularidades administrativas e financeiras praticadas no Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas. As investigações foram iniciadas após representantes da nova diretoria do hospital, que assumiu a gestão em 2025, apresentarem à autoridade policial o resultado de uma auditoria interna.
Segundo os documentos apresentados, foram identificados indícios de malversação de recursos financeiros, que teriam resultado em uma dívida aproximada de seis milhões de reais para a instituição. A situação teria comprometido gravemente o funcionamento do hospital, ocasionando a falta de insumos básicos necessários para o atendimento adequado da população.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Thiago França Nunes, o inquérito policial encontra-se em fase inicial de investigação e, até o momento, não há apontamento de culpados. Todos os eventuais suspeitos serão ouvidos com a garantia plena de seus direitos constitucionais, respeitando-se o devido processo legal.
As autoridades informam que contam com o apoio e colaboração da nova diretoria do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas e da Câmara de Vereadores de Rebouças para o esclarecimento dos fatos.
A Polícia Civil reafirma o compromisso de servir e proteger e, para isso, conta com o auxílio da população, que poderá entrar em contato pelos números 197 e pelo WhatsApp (42) 3457-1630.
O vereador Tiu Chico, presidente da Câmara de vereadores de Rebouças, diz que a Câmara está apoiando as ações para desvendar os atos que lesaram o caixa do Hospital. “A prefeitura sempre esteve repassando valores mensais ao Hospital Darcy Vargas para que a entidade prestasse atendimento principalmente no momento em que os postos de saúde estavam fechados”, disse.
“A Câmara será um apoio as investigações e estamos estudando junto com o corpo jurídico da casa para buscar a melhor forma de elucidar os fatos”, completou o presidente Tiu Chico.
CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O HOSPITAL DE CARIDADE DONA DARCY VARGAS, através de sua Diretoria, vem através deste realizar a presente NOTA DE ESCLARECIMENTO acerca dos fatos retratados na presente data pelos veículos de comunicação, que tratam da abertura de Inquérito Policial para apurar irregularidades ocorridas na Administração do HOSPITAL DE CARIDADE DONA DARCY VARGAS no período anterior à maio de 2024.
O HOSPITAL é uma entidade de caráter beneficente de assistência na área da saúde, de fins não econômicos, cuja classificação é de Média Complexidade, que atende os Municípios da região e também pacientes encaminhados por outros Municípios, através da Central de Regulação, prestando serviços de atendimento de Urgência e Emergência, Clínica Médica e Reabilitação, contando com 52 (cinquenta e dois leitos, sendo 22 (vinte e dois) deles da Unidade de Cuidados Continuados Integrais (UCCI), uma das poucas do Brasil que desenvolve seus trabalhos visando a melhor recuperação possível do nível de autonomia e independência dos pacientes, contando com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, além das equipes da cozinha, limpeza, recepção e lavanderia, os quais avaliam o paciente de uma maneira integral, indo além da visão tradicional de abordagem apenas da doença.
A ENTIDADE que presta serviços de saúde há mais de 70 (setenta) anos à população do Município de Rebouças e região estava com eleições para troca da DIRETORIA marcadas para o mês de maio/2024, entretanto, em razão de uma decisão judicial as eleições foram suspensas naquela ocasião.
No mesmo mês, o (a) antigo Diretor (a) Administrativo da Instituição solicitou seu desligamento dos quadros do HOSPITAL, e no mês de junho de 2024 assumiu a Direção Administrativa da Casa Hospitalar a Sra. Magali Salete de Camargo, a qual foi designada pela própria Diretoria que estava à frente do HOSPITAL, para realizar uma apuração interna dos fatos, dada a grave crise financeira que assolava a Entidade, a qual estava, inclusive, correndo o risco de fechar às portas devido a um leilão judicial do imóvel que abriga sua Sede que estava marcado para o mês de agosto/2024 em razão de uma ação trabalhista.
Após várias decisões judiciais, no mês de fevereiro de 2025 a Nova Diretoria assumiu o HOSPITAL DE CARIDADE DONA DARCY VARGAS, e tomou posse no dia 06 de março de 2025, momento no qual recebeu das mãos da Diretora Administrativa um relatório da Sindicância Interna instaurada no ano anterior e que visava verificar a situação administrativa e financeira da Entidade Hospitalar.
De posse deste relatório e dos documentos que instruem a Sindicância Interna, a atual Diretoria decidiu encaminhá-lo às autoridades competentes, para apuração dos fatos e eventuais responsabilidades.
A Diretoria reafirma o seu compromisso com a RESPONSABILIDADE, ÉTICA e TRANSPARÊNCIA, e informa que franqueará acesso total e irrestrito às autoridades competentes aos documentos e procedimentos internos que possam contribuir com a investigação policial.
Como bem pontuou a Polícia Civil em seu pronunciamento, acerca do eventual prejuízo financeiro ocasionado e o período exato em que o mesmo ocorreu, o mesmo dependerá dos levantamentos que serão efetuados no decorrer da investigação e o HOSPITAL esclarece desde já que não estão faltando medicamentos ou insumos para o atendimento da população, tampouco há a suspensão de qualquer serviço aos usuários.
Porém, enfatiza que os atos em tese praticados podem ter resultado na prestação de um serviço sem a qualidade que se merece e a população espera. Também, salienta que entre os fatos apurados constatou-se que as manutenções gerais do prédio e equipamentos foram negligenciadas, de modo que tanto as instalações como grande parte dos equipamentos necessitam de reformas urgentes, o que está sendo planejado e providenciado pela atual Diretoria, de modo a melhorar a condição de atendimento à população que anseia por um serviço eficiente e prestado em boas condições.
Sendo o que tínhamos para o momento, subcrevemo-nos.
Atenciosamente,
Rebouças (PR), 15 de maio de 2025.
NEREU RAMOS MOREIRA FILHO
PRESIDENTE