Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 14:18, 19°C

As equipes vão ficar em todos os locais de prova para garantir a ordem pública
Foto: PMPR

Sthefany Brandalise, com informações da PMPR

Polícia Militar do Paraná (PMPR), por intermédio dos comandos regionais, unidades especializadas e operacionais de área, iniciou na terça-feira (8) a escolta de todos os veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que transportarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as regiões do Estado onde a avaliação será realizada.


No Paraná, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), 145.675 estudantes farão o exame, entre as modalidades impressa e digital. As provas serão aplicadas em mais de 6,5 mil salas, em 88 municípios paranaenses, nos dias 13 e 20 de novembro. Estes números vão demandar, por parte da PMPR, atuação antes, durante e após o evento. Todo o acompanhamento se dará na distribuição, aplicação e coleta do material avaliativo, além do patrulhamento ostensivo e preventivo nos locais das provas.


A Polícia Militar também desenvolverá operações com ênfase nas atividades de policiamento ostensivo voltadas à preservação da ordem pública nos espaços onde serão armazenadas as provas, nos itinerários até os locais de aplicação e onde será realizado o exame.


OPERAÇÃO
Aprovas que vão ser entregues nas unidades dos Correios, contarão com segurança privada, especificamente contratada para a guarda e vigilância das provas. As unidades da Policia Militar vão iniciar o policiamento ostensivo preventivo, para a garantia da segurança nesses espaços, e fazendo o patrulhamento em pontos-base nas proximidades.


“É uma operação complexa e, uma semana antes, já promovemos várias ações. A Polícia Militar garante a segurança de toda a operação com escoltas desde a chegada ao nosso Estado até o local das provas no dia da aplicação”, explicou o coordenador operacional do Enem 2022 pela PMPR, major Fábio José Cruz de Paulo.


“As equipes ficam em todos os locais de prova para garantir a ordem pública. Os casos que mais acontecem, geralmente, são de perturbação de sossego. Já temos um plano de ação para evitar situações que possam prejudicar o andamento das provas”, frisou o major.
No dia da aplicação, a PMPR atua para garantir a segurança dos locais e também evitar situações que possam prejudicar a concentração dos estudantes.

Leia outras notícias