Agentes do Comando de Operações Táticas (COT) partem nesta terça (7) para o estado. Grupo de elite atua nas ações mais arriscadas da Polícia Federal
G1 – Camila Bomfim
A Polícia Federal envia nesta terça-feira (7) ao Rio Grande do Sul o grupo de elite da corporação – agentes do Comando de Operações Táticas (COT), que atuam nas ações mais arriscadas do país.
A ideia é que o grupamento ajude nos resgates de famílias ilhadas pelas chuvas que atingem o estado desde o fim de abril, e que podem voltar nos próximos dias.
Segundo a PF, a equipe vai ajudar no patrulhamento e na segurança, reforçando o trabalho de policiais federais que já atuam no estado.
Os agentes também devem se deslocar para áreas estratégicas, onde há notícias de problemas de segurança.
A equipe deve sair da Base Aérea de Brasília às 12h30 desta terça. O grupo leva botes, geradores, rádios e insumos como combustíveis e hipoclorito de sódio (usado para purificar a água).
Além do grupo que sai de Brasília, também colaboram com as equipes da PF no Rio Grande do Sul os policiais de Santa Catarina e do Paraná, além de operadores aerotáticos da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP).
“Os agentes estão fazendo emprego de rádio satelital, óculos de visão noturna e de visão termal, além de ações de socorrismo e aberturas. Ademais, o Comando de Operações Táticas (COT) está enviando policiais e operadores com capacitação em gerenciamento de crise”, informou a PF.
Enchentes no RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, na segunda-feira (6), o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado.
O boletim divulgado no início da noite apontava 85 mortes e outras 4 sendo investigadas. O estado registra 134 desaparecidos e 339 feridos.
Ainda segundo a Defesa Civil do estado, há 201,5 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos)
O Rio Grande do Sul tem 385 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,178 milhão pessoas afetadas.