Quatro candidatos disputam a prefeitura de Prudentópolis
Esther Kremer
Às vésperas das eleições municipais de 2024, que acontece no domingo (06), o município de Prudentópolis, conhecido como a “Terra das Cachoeira Gigantes”, tem um cenário político que mostra o candidato do PSD – 55, Adelmo Klosowski com a maioria das intenções de votos. Em Prudentópolis o Portal RSN encomendou uma pesquisa para medir a intenção do prudetopolitano.
O candidato Adelmo Klosowski (PSD) assumiu a Prefeitura do município em 2015, quando Gilvan Agibert foi cassado.Após esse período, em 2016, Adelmo venceu as eleições municipais e comandou a Prefeitura até 2020, quando, após esse período, elegeu seu vice, Osnei Stadler (atual prefeito). Agora, Adelmo abre larga vantagem nas intenções de votos dos eleitores. Isso é o que mostra a pesquisa divulgada pelo Instituto Pop Pesquisa e Comunicação, encomendada pelo Portal RSN.
De acordo com a pesquisa registrada, Adelmo (PSD – 55) tem 43,33% das intenções, em seguida aparece Dr. Rui (PDT – 12) com 23,56%, uma diferença de 19.8%. após Rui surge Gilvan Agibert (União – 44), que teve a candidatura indeferida por condenação por improbidade administrativa, ele disputa a eleição sub judice e tem 18,22% dos votos. O candidato Professor Marcos (PT – 13) aparece com 2,67%. Não sabe ou não respondeu são 9,78%, enquanto 2,44% disseram que vão votar em branco ou anular o voto.
O Instituto consultou 450 eleitores na cidade e no interior, a confiabilidade da amostra é de 95%.
Segundo dados, a pesquisa aconteceu entre os dias 29 e 30 de setembro de 2024. A margem de erro é de 4,6% para mais ou para menos. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral nºPR-07532/2024.
Adelmo conta com o apoio do atual prefeito, Osnei Stadler, assim como conta com o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior, que recentemente gravou vídeo em apoio à candidatura do mesmo e falou sobre as marcas que sua gestão deixou na cidade. Rui é médico e disputa a Prefeitura pela primeira vez. Gilvan foi prefeito por dois mandatos, sendo cassado no segundo. E Professor Marcos representa a ala mais esquerda no município.