Esther Kremer
A região se prepara para a realização da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, marcada para o dia 22 de julho. Em Irati, a concentração acontece às 11h30 na Rua da Cidadania. A mobilização tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência contra as mulheres e promover uma cultura de respeito e igualdade.
Com o lema “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres!”, o evento é organizado por diversas instituições que atuam no município e no estado do Paraná, entre elas o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (CIAMI), a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado, a Secretaria da Segurança Pública, as prefeituras da região, a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, e o Programa Mulher Segura Paraná.
A população é convidada a participar da atividade vestindo roupas brancas como símbolo de paz e união contra o feminicídio e outras formas de violência. A caminhada faz parte das ações do programa “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, iniciativa estadual que visa integrar esforços de instituições públicas e sociedade civil para prevenir e enfrentar esse tipo de crime.
O ato é aberto ao público e pretende reunir representantes de diversos segmentos sociais, como escolas, órgãos públicos, movimentos comunitários e cidadãos em geral. A caminhada acontece em um horário estratégico, o meio-dia, para ampliar a participação da comunidade e marcar simbolicamente o tema.
A organização reforça que todos os protocolos de segurança e respeito às manifestações pacíficas serão assegurados durante o evento.