Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 22:17, 19°C

Trabalho garante segurança e trafegabilidade nas vias rurais, beneficiando agricultores e moradores das comunidades Bugio, Pantano Preto, Conceição de Cima e Barreiro 2
Patrulha Rural melhora estradas de Rebouças e amplia infraestrutura no campo
Foto: Amanda Berger

Amanda Berger

A Patrulha Rural está melhorando as estradas do interior de Rebouças. O trabalho visa ampliar e melhorar as vias para garantir melhor trafegabilidade e segurança. Em entrevista, o prefeito da cidade, Laércio Cipriano, comenta sobre os desafios climáticos, investimentos em maquinário e estratégias para manter as estradas rurais em boas condições. Entre as comunidades atendidas pela Patrulha estão Bugio, Pantano Preto, Conceição de Cima e Barreiro 2.

Segundo o prefeito Laércio Cipriano, o trabalho é essencial para garantir a segurança e a trafegabilidade nas vias rurais, beneficiando diretamente os agricultores e moradores dessas regiões. “A patrulha vem fazendo um trabalho de readequação da estrada, tira a água, deixa a estrada mais larga. Isso só é possível com a liberação ambiental, que agiliza muito o processo”, explica o prefeito. Além disso, ele ressalta que a qualidade do serviço prestado garante durabilidade, evitando reparos constantes.

Entre as comunidades atendidas pela Patrulha estão Bugio, Pantano Preto, Conceição de Cima e Barreiro 2. “Eram estradas que precisavam de readequação e que, sem esse trabalho, a prefeitura teria dificuldade de atender”, ressalta Cipriano. Segundo ele, a ampliação das vias é fundamental. “As máquinas agrícolas estão crescendo, e as estradas precisam acompanhar essa evolução para permitir o trânsito seguro”, disse. Esse trabalho também envolve o melhor direcionamento da água das chuvas, evitando erosões e desgaste prematuro do solo.

O clima chuvoso, no entanto, tem sido um desafio. “Desde que a Patrulha chegou, em dezembro, choveu quase toda semana, o que atrapalhou bastante”, afirma o prefeito. No entanto, ele destaca que os dias de chuva são descontados do cronograma da Patrulha, permitindo que o trabalho seja realizado de maneira eficaz. “Apesar disso, estamos satisfeitos com os avanços e acreditamos que a qualidade das estradas vai melhorar muito”, afirma. Cipriano também salientou que a chuva é benéfica para as lavouras, mas que dificulta a execução de certos serviços de infraestrutura.

Com relação ao tempo em que a Patrulha ficará no município, o prefeito diz que “a Patrulha ficará por cerca de 30 dias, até que o trabalho seja concluído”, afirma Cipriano.

A prefeitura também segue trabalhando na manutenção de outras estradas rurais, especialmente no período de safra. Além disso, há um esforço para priorizar trechos estratégicos, garantindo acesso a pontos essenciais como escolas rurais, postos de saúde e mercados locais. “Tentamos evitar cascalhamento nesse período, para que os caminhões carregados não enfrentem dificuldades. Nossa estratégia é manter as patrulhas operando continuamente, garantindo que os agricultores possam escoar a produção sem problemas”, explica.

Outro ponto abordado pelo prefeito foi a rodovia que liga Rebouças ao Marmeleiro. “A estrada está em obras, mas conseguimos organizar desvios cascalhados, permitindo que o trânsito continue fluindo”, disse.

O prefeito também mencionou que há um compromisso do governo estadual para manutenção da via até que a pavimentação seja concluída, garantindo que os moradores não fiquem isolados durante o processo. “A gente está colocando o cascalho, patrulhando, enfim, era um acordo que o governo do estado tinha com o município e tem ainda esse acordo para a gente manter essa estrada até que ela seja realmente pavimentada”, disse.

Sobre o parque de máquinas da prefeitura, Cipriano afirmou que a demanda por equipamentos é constante, mas há boas notícias. “Recebemos a informação de que até junho ou julho deste ano, o município receberá R$ 3,7 milhões em investimentos em novas máquinas, incluindo um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica e novos caminhões. Além disso, estamos adquirindo mais dois caminhões com recursos do FINIS, totalizando mais de R$ 5 milhões de investimento no setor”.

O prefeito conclui destacando a importância da área rural para o desenvolvimento do município. “Rebouças é essencialmente agrícola, e por isso precisamos garantir boas estradas e infraestrutura para nossos produtores. Estamos trabalhando para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo”, disse.  

Leia outras notícias