Novo edital vai selecionar materiais didáticos voltados à avaliação da educação básica

Objetivo da Secretaria da Educação é fortalecer as políticas voltadas à melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais

AEN

Estão abertas as inscrições para o processo de chamamento público voltado a fornecedores de materiais didáticos que abordem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Eles visam a recomposição da aprendizagem e o reforço no desempenho dos alunos nas redes estadual e municipal de ensino. As inscrições, que seguem até 23 de setembro, são destinadas exclusivamente a materiais já prontos para uso, com foco no apoio pedagógico de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

O objetivo da iniciativa, de acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, é fortalecer as políticas voltadas à melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais. “O SAEB é uma ferramenta essencial para medir o desempenho dos estudantes em todo o Brasil. Ter materiais específicos sobre esse sistema permite preparar melhor tanto os professores quanto os alunos, ajudando a alcançar melhores resultados nos indicadores”, afirma.

Os materiais submetidos serão avaliados e classificados conforme os critérios estabelecidos no edital, voltados ao auxílio à formação docente e desenvolvimento dos estudantes nas fases iniciais e finais da escolarização básica. A previsão é de que os novos materiais passem a ser utilizados a partir de 2025 por professores e alunos da rede.

“Tais recursos auxiliarão os professores a trabalharem de forma mais eficiente nas temáticas do SAEB, proporcionando ferramentas pedagógicas para melhora no ensino e na aprendizagem, ajudando a garantir que os alunos concluam essas etapas com a proficiência necessária”, complementa o secretário.

Interessados podem conferir o edital completo e realizar a inscrição até 23 de setembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.