Urgentes Notícias
Publicidade

Contrato para condomínio do idoso e novas casas é assinado em Irati

Assinatura da autorização para implantação do espaço e da empresa para novas habitações foi feita na quinta-feira (02)

Na tarde de quinta-feira (02), o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, esteve em Irati para a assinatura da autorização para a implantação do Condomínio do Idoso no município, e o contrato com a construtora para a construção de 317 unidades habitacionais, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Foto: Jaqueline Lopes/Presidente da Cohapar e autoridades locais participaram da solenidade de assinatura dos contratos de habitações

Irati foi contemplado com o Condomínio do Idoso no seu aniversário de 111 anos. O prefeito Jorge Derbli ficou encarregado da doação do terreno, o que já aconteceu e as obras já estão em andamento. O condomínio será feito próximo ao novo parque da Vila São João. Já as novas unidades habitacionais serão construídas no loteamento Carton. Derbli acredita que em março possa fazer a inauguração do condomínio.

Durante a solenidade foi confirmado que Irati também receberá a habitação rural, serão 99 casas novas. E mais de mil regulamentações fundiária. Os processos ainda estão em andamento, mas em breve haverá a assinatura das ordens de serviço.

Para o presidente da Cohapar do Paraná as novas habitações são medidas importantes para atender à população. “Nós temos pacotes bons de medidas, que é obrigação da Cohapar trazer habitação de interesse social. Agora com a casa para os idosos, que mais precisam no final da sua vida, e também a regulamentação fundiária, que é o título de propriedade para essas famílias que não tem dos seus imóveis”, observa.

O iratiense e também diretor de Programa e Projeto da Cohapar do estado, Orlando Agulham, diz que mesmo sendo dois empreendimentos habitacionais eles são distintos, atendendo um público especifico. “Uma delas atende o público geral, através do FGTS. O condomínio é para outra faixa, a terceira idade, que vem suprir uma lacuna muito grande para atender o idoso. A gente busca proporcionar esse conforto diferencial com essas habitações”, comenta.

Derbli também comentou sobre as novas habitações no município. “São quatro conquistas vindas para Irati, e quero destacar a importância do Orlando que é um braço que nós temos em Curitiba, que tem nos ajudado muito. Para nossa administração é uma felicidade, porque a gente trabalha para o bem da população”, enfatiza.

CONDOMÍNIO DO IDOSO

Os condomínios da terceira idade são núcleos habitacionais fechados horizontais, compostos por residências adaptadas. Terão um dormitório, sala, banheiro, cozinha, e varanda, infraestrutura de lazer completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado.

A moradia e os espaços comuns são adaptados às necessidades físicas dos residentes, o que implica em itens de acessibilidade, tais como portas mais largas, barras de apoio, áreas com fácil acesso para quem tem dificuldades de locomoção, ventilação cruzada e adequação dos pisos, ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, guarita com dormitório e sala de administração, sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano, quando verificada a viabilidade.

Foto: Jaqueline Lopes/Assinatura dos contratos de habitações aconteceu na quinta-feira (02)

MINHA CASA, MINHA VIDA

Dentro do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, Irati conseguiu mais 317 habitações, que serão construídas no loteamento Carton II, próximo ao Instituto Federal do Paraná (IFPR). A construtora assinou hoje o contrato, mas segundo o prefeito Derbli 40 casas já estão erguidas, a previsão é que até o próximo ano todas sejam concluídas.

Atualmente Irati possui mais de dois mil cadastros de famílias dentro do programa. E com as novas moradias o número tende a diminuir. Além dessas casas, o prefeito também comentou sobre o loteamento no bairro Engenheiro Gutierrez. “Irati também terá mais 200 habitações em Gutierrez, no loteamento Ico. E a parte burocrática já está em fase de conclusão. Acredito que ainda este ano as obras devem iniciar”, disse.

 

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade