Por Millena Sartori, g1 PR
Os termômetros podem chegar a 1ºC no Paraná ao longo desta semana, segundo a Climatempo. A estimativa da empresa de meteorologia é que o dia mais frio seja quarta-feira (16). De acordo com o Sistema de Meteorologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições serão favoráveis para a formação de geadas no extremo centro-sul, em cidades como Palmas e General Carneiro, por exemplo.
Nesta terça (15), as condições de tempo ficam mais estáveis e o principal destaque do dia passa a ser a queda das temperaturas durante a madrugada e o começo da manhã. “A tendência é de redução significativa das instabilidades em comparação com a segunda-feira. Ainda podem ocorrer precipitações pontuais, principalmente no norte e no norte pioneiro, mas com baixos acumulados. O frio será mais intenso no centro-sul e no sul paranaense, com mínima de 6°C em Palmas, 7°C em Guarapuava, Bituruna e Coronel Domingos Soares e valores próximos de 8°C em diversas cidades da região. Com o avanço do dia, as temperaturas se recuperam gradualmente”.
Os meteorologistas também afirmam que a quarta-feira (16) terá predomínio de tempo firme em praticamente todo o Paraná, sob influência da massa de ar frio e do sistema de alta pressão, que mantêm a atmosfera mais estável. Há possibilidade apenas de precipitação muito fraca e pontual em alguns setores do leste do estado, sem volumes significativos. “O amanhecer será bastante frio, principalmente no sul e no centro-sul. As mínimas podem chegar a apenas 1°C em General Carneiro e Bituruna, 2°C em Coronel Domingos Soares, Palmas e União da Vitória e 4°C em cidades como Guarapuava, Cruz Machado, Chopinzinho e Candói. Durante a tarde, o sol favorece uma elevação mais acentuada das temperaturas, especialmente no norte, noroeste e oeste do Paraná. As máximas chegam aos 26°C em municípios como Colorado, Querência do Norte, Porto Rico e Palotina”.
Na quinta-feira (17), as temperaturas continuam em elevação no Paraná depois do frio mais intenso dos dias anteriores.
O amanhecer ainda será mais ameno no centro-sul, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, com mínimas próximas de 8°C em Fazenda Rio Grande, General Carneiro e Palmas e de 9°C em Curitiba, Piraquara, Colombo, Rio Negro e outras cidades dessas áreas. À tarde, o aquecimento ganha força principalmente no oeste do estado. As temperaturas chegam aos 27°C em municípios como Pato Bragado, Palotina, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Missal e Medianeira. “A circulação marítima mantém os volumes de chuva concentrados no litoral, com acumulados próximos de 3 mm em Pontal do Paraná e Paranaguá e de 2 mm em Matinhos e Guaratuba. Nas demais áreas do estado, não há indicação de volumes significativos de precipitação”.
Para sexta (18), está prevista a volta das chuvas em praticamente todo o estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/b/h/Drbr8oQKCdRa43UT9IaA/whatsapp-image-2026-05-12-at-07.19.33.jpeg)
Geada anterior em Guarapuava — Foto: Eduardo Andrade/RPC