AEN
O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (13) a destinação de R$ 30 milhões para uma nova chamada pública voltada à execução do plano de ação do Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) 2025/2026. O documento que autoriza a elaboração do edital foi assinado durante a abertura da 35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A expectativa é que o edital seja publicado até o início do próximo ano.
Com o tema Ecossistemas Colaborativos e Integrados ao Sistema Global, a Conferência da Anprotec é realizada pela terceira vez no Paraná com uma programação que se estende até quinta-feira (16). Ao longo da semana, serão debatidos temas relacionados aos desafios e oportunidades para os ecossistemas de inovação, com foco na colaboração e na internacionalização. O objetivo é fortalecer o empreendedorismo, incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, além de propor estratégias de apoio, governança e financiamento.
A autorização para a chamada pública foi assinada pelos secretários estaduais Aldo Nelson Bona, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Alex Canziani, da Inovação e Inteligência Artificial. A iniciativa busca selecionar fundações de apoio ligadas às universidades, que ficarão responsáveis por administrar e executar ações estratégicas, que consolidam o Separtec como o principal articulador dos ecossistemas regionais de inovação do Paraná. Os recursos serão liberados ao longo de 2026.
“Esse edital representa mais um passo na consolidação da estratégia que o Paraná vem implementando desde 2019, com o propósito de fazer com que o investimento em ciência e tecnologia gere resultados concretos para solucionar desafios reais da sociedade”, afirmou o secretário Aldo Bona. “Os ambientes de inovação são espaços onde o conhecimento acadêmico e o setor produtivo se encontram, possibilitando que a ciência produzida no Estado se transforme em desenvolvimento econômico e social para todos os paranaenses”.
EIXOS ESTRATÉGICOS – O plano de ação do Separtec contempla quatro eixos estratégicos que abrangem o fomento às empresas e ambientes de inovação credenciados e o apoio para a realização de eventos, missões nacionais e internacionais e ações de comunicação para fortalecer a cultura empreendedora. Entre as iniciativas estão projetos para aprimorar a infraestrutura dos núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), promover capacitações para equipes técnicas e lideranças e incentivar a integração entre universidades, setor produtivo e governo.
Também fazem parte das ações programadas o desenvolvimento de uma plataforma digital interativa para o mapeamento e diagnóstico de empresas instaladas nos ecossistemas de inovação, o apoio à internacionalização de empreendimentos e a realização do Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, reforçando o protagonismo do Estado na formulação de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.
Segundo o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, o novo edital reforça o compromisso governamental para ampliar e fortalecer o ecossistema de inovação. “O Governo do Paraná dá mais um passo importante para fortalecer os ambientes promotores de inovação, com a publicação de um novo edital que amplia as ações realizadas no último ano e reafirma o empenho em garantir mais recursos e oportunidades para que esses espaços continuem impulsionando o desenvolvimento do Estado”, destacou.
INOVAÇÃO – O Programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa) em parceira com a Invest Paraná, é um dos instrumentos de estímulo ao investimento produtivo e à inovação. Por meio de incentivos fiscais e apoio a novos empreendimentos, o programa atrai empresas de base tecnológica, impulsiona cadeias produtivas regionais e favorece soluções inovadoras conectadas aos ambientes promotores de inovação, ampliando a capacidade de geração de trabalho, emprego e renda em todas as regiões do território estadual.
O gestor do Programa Paraná Competitivo, Francisco de Assis Inocêncio, destacou que a política de incentivos tem consolidado um ambiente favorável à inovação e ao crescimento sustentável no Paraná. “Ao longo dos últimos anos, o Paraná construiu um ecossistema colaborativo que impulsiona a inovação em diversos setores, criando um ciclo virtuoso que fortalece a economia, estimula o mercado e devolve à sociedade os benefícios gerados por esses investimentos”, disse.
GOVERNANÇA – Com 490 ambientes promotores de inovação credenciados, o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e representa uma das principais políticas estruturantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. O novo plano de ação amplia a capacidade de articulação do sistema, estimula o empreendedorismo tecnológico e fortalece a cooperação entre universidades, setor produtivo e sociedade.
Serviço:
35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
Rafain Palace Hotel & Convention – Av. Olímpio Rafagnin, 2357 – Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu
Data: até 16 de outubro
Informações: anprotec.org.br/conferencia2025