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Ação do Viaje Paraná ocorreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (03). Desta vez, o público impactado foi o de profissionais que atuam em regime de trabalho remoto, muitos deles profissionais liberais, autônomos ou donos de suas próprias agências.
Paraná apresenta potencial turístico para agentes de viagens no Home Office Tur Foto: Viaje Paraná

AEN

O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, realizou nesta quarta-feira (03) uma nova capacitação de agentes de viagens. Desta vez, o público impactado foi o de profissionais que atuam em regime de trabalho remoto, muitos deles profissionais liberais, autônomos ou donos de suas próprias agências. A ação aconteceu durante o Home Office Tur, evento presencial realizado no Rio de Janeiro. Ao todo, 124 profissionais, a grande maioria carioca, conheceram um pouco mais dos atrativos e destinos turísticos do Paraná.

Agências de viagens que operam de forma remota não são uma novidade. Essa demanda teve uma crescente durante a pandemia, devido às restrições presenciais adotadas por muitas empresas, afetando principalmente o turismo.

Na capacitação, técnicos do Viaje Paraná transmitem aos participantes do evento informações sobre o Paraná apresentando belezas naturais e culturais, destinos para turismo de aventura, turismo rural e outros segmentos. A capacitação busca facilitar futuras vendas dos destinos estaduais no mercado. Esses agentes que com trabalho remoto, por vezes, não atuam em operadoras com grande calendário de visitas à destinos e, por isso, deixam de conhecer in loco muitos produtos e atrativos no Brasil.

“Até hoje uma grande parcela de profissionais segue em home office, seja por questão de custos ou até mesmo por preferência”, explica Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Pelo contexto mais autônomo, estes profissionais acabam ficando de fora de grandes convenções com operadoras, por exemplo. Ir até eles e apresentar o que o Paraná tem a oferecer, faz parte da nossa estratégia e abraça uma classe que também é responsável por muitas das vendas de pacotes turísticos”.

VALORIZAÇÃO – O encontro foi organizado pela União Nacional dos Agentes de Viagens Home Office (UniHome Tur), responsável por dar um suporte e promover ações que aprimorem a vida dos profissionais que atuam nessa modalidade.

“Capacitar é importante não apenas ao Paraná enquanto destino, mas também para as empresas e operadoras paranaenses, como é caso da curitibana Schultz, que esteve no encontro. Esses agentes não têm um endereço comercial, atendem de casa. O Estado vir aqui e criar esse contato é importante, porque valoriza toda uma classe”, disse Robson Sanches da UniHome Tur.

“Participar da ação foi ótimo, porque eu já atuo no mercado há 26 anos e pude conhecer aqui atrativos relevantes aos meus clientes. É uma maneira de receber informações atualizadas e qualificadas. Vou levar um grupo de turistas para Curitiba ainda neste ano e o conteúdo que tive contato hoje será muito útil”, contou Sandra Regina de Oliveira, da Sandratour Viagens.

BALANÇO – Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 19,2 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo órgão desde janeiro de 2024.

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