
BR-153
O prefeito Emiliano Gomes voltou a bater na porta do DNIT, em Brasília, para cobrar investimentos na BR-153, principalmente no trecho que corta Irati. Ao lado do deputado Toninho, Emiliano pediu melhorias, ampliação e também a construção de um novo trecho para retirar o trânsito pesado dos bairros da cidade. Como vice-presidente da Amcespar, aproveitou para lembrar que já passou da hora de tirar do papel outras demandas antigas, como a ligação asfáltica da BR-153 entre a região e Alto do Amparo. Tem obra que envelheceu tanto na gaveta que, se sair agora, já nasce histórica.
Foto: Reprodução
Interior
As comunidades de Papanduva de Cima e Papanduva de Baixo serão ligadas por asfalto. A licitação para escolher a empresa responsável pela obra será nos dias 25 e 26 de maio. Ao todo, serão investidos R$ 17 milhões em dois trechos: um de 3 quilômetros na comunidade de Ponte Alta e outro de 10 quilômetros ligando Papanduva de Cima a Papanduva de Baixo. Mais um pouco e o asfalto chega na Apiaba. O prefeito Adelmo e o vice Juarez comemoram os investimentos do governo Ratinho no interior de Prudentópolis. Quando o asfalto chega, até a poeira vira oposição derrotada.
Convencimento
Parece que a sugestão do prefeito Laércio Cipriano começa a convencer população e vereadores sobre a necessidade de salvar o Hospital Darcy Vargas do leilão protagonizado pelo médico Dr. Hugo, em situação que passa a impressão de certo apadrinhamento pelo presidente Dr. Jefferson Okamoto. Pelo andar da carruagem, quem deve levar a melhor é o prefeito, já que a proposta de desapropriação faz sentido ao proteger o patrimônio e passá-lo para a prefeitura. Em política, às vezes o discurso inflama; mas o que decide mesmo é quem apresenta a saída mais difícil de derrubar.
Fumicultura
Quem acompanhou o prefeito Leandro Jasinski a Brasília foi uma ilustre representante da fumicultura: uma boneca de fumo BO1, a melhor classificação do produto. O gesto foi simbólico, mas também muito prático. Na Marcha dos Prefeitos, uma das agendas tratou justamente do plantio e da comercialização do tabaco, cultura que pesa muito na economia regional. São João do Triunfo é o maior produtor do Paraná, e Rio Azul aparece em segundo lugar. Quando o assunto é fumo, a região não leva conversa fiada; leva amostra na mala.
Foto: Reprodução

Senadores
O IRG também foi medir o que o eleitor paranaense sabe sobre seus senadores e possíveis nomes ao Senado. Oriovisto aparece como o mais desaprovado em relação ao mandato, e apenas 5,5% dos entrevistados dizem conhecer alguma atuação do senador. Flávio Arns tem 32,8% de desaprovação, e 7% afirmam conhecer alguma atuação sua no Senado. Já Sérgio Moro tem 54,6% de aprovação, mas apenas 5% dizem conhecer uma atuação concreta sua. Entre os nomes citados para a disputa aparecem Deltan Dallagnol, com 19,5%; Gleisi Hoffmann, com 18,6%; Álvaro Dias, com 15%; e Alexandre Curi, com 14,4%. Pelo visto, no Senado, tem gente muito conhecida, mas nem sempre pelo serviço prestado.
Novo Paço
A prefeita Fernanda Sardanha e o vice Adão inauguram, na sexta-feira (22), às 10h, o novo Paço Municipal Francisco Luiz Ulbrich, o Tiquinho, e o novo Terminal Rodoviário Guilherme Kantor. A nova prefeitura vai abrigar nove secretarias e deve gerar economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos. O prédio foi construído na praça onde ficava a antiga rodoviária, com recursos próprios do município. É Fernanda colocando energia administrativa onde dá resultado. E economia de aluguel, convenhamos, também rende uma bela placa de inauguração.
R$ 900 mil
Valor dos recursos que estão sendo viabilizados para mobiliários da UPA em Irati.
Pesquisa
A nova pesquisa do Instituto IRG trouxe um cenário atualizado da disputa pelo Governo do Paraná. No cenário sem indicação de apoio, Sérgio Moro aparece com 39,4%, seguido por Requião Filho, com 18,1%; Rafael Greca, com 14,7%; e Sandro Alex, com 12,3%. Ainda aparecem: não sabem, 9%; nenhum, 5,3%; Tony, 0,9%; e França, 0,3%. A pesquisa está registrada no TSE-PR sob o nº 06178/2026 para os cargos de governador e senador. Fotografia de momento, sim. Mas fotografia boa, em política, já começa a incomodar quem aparece mal no retrato.
Entra no jogo
O cenário muda quando a pesquisa pergunta sobre transferência de força política. A pergunta do IRG foi se o eleitor votaria em determinado candidato apoiado por determinada liderança. Aí Ratinho Júnior entra no jogo e muda o tabuleiro. Sandro Alex, que no cenário espontâneo aparece em quarto lugar, salta para a segunda colocação quando vinculado ao governador. Moro, com apoio de Flávio Bolsonaro, fica com 40,6%; Sandro Alex, com apoio de Ratinho Júnior, vai a 26,2%; Requião Filho, com apoio de Lula, chega a 20,5%; nenhum fica com 6%; e não sabe soma 4,6%. Nesse cenário, Rafael Greca fica fora da disputa por não ter padrinho externo indicado. Moral da história: tem candidato que precisa de palanque, e tem palanque que faz candidato aparecer.
Segundo turno
O segundo turno também mostra uma disputa mais competitiva do que alguns gostariam de admitir. No cenário com apoios, Moro venceria Requião Filho por 55,4% a 31,2%. Já contra Sandro Alex, com apoio de Ratinho Júnior, a diferença diminui: Moro teria 43,1%, contra 38,1% de Sandro. A pesquisa ouviu mil eleitores entre os dias 16 e 20 de maio, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,1 pontos percentuais. Ou seja: ainda há distância, mas já não é aquela avenida livre que alguns vendem no discurso.
“Nosso lema é trabalho.”
—Governador Ratinho Jr
Data certa
O prefeito Dimas Vier esteve nesta semana com o deputado federal Beto Preto para agradecer recursos destinados à construção de um Pronto Atendimento Municipal (PAM), obra que deve chegar perto de R$ 5 milhões. A licitação está programada para o dia 1º de junho, e a gestão corre contra o tempo para que a primeira medição ocorra até 4 de julho. Dimas também recebeu, entre outros recursos, dois ônibus novos para a saúde, liberados por Beto Preto ainda quando comandava a Secretaria de Estado da Saúde no governo Ratinho Júnior. Na administração pública, data certa é quase uma prova de resistência: quem perde prazo, perde recurso; quem cumpre, ganha obra.
Foto: Reprodução

Fogo amigo
O prefeito Dimas, de Inácio Martins, tem recebido fogo amigo de todos os lados. Muitas vezes, a artilharia aparece disfarçada em ações que travam medidas de revitalização da administração. Em outras, a inércia e a pouca vontade impedem que a gestão faça as mudanças necessárias para virar o jogo. Há quem diga que alguns secretários e funcionários ainda estão presos a costumes de administrações anteriores. Para completar, a Câmara de Vereadores, conduzida pelo presidente Vilmar, o Neguinho, critica bastante, mas na prática muitas vezes se comporta como oposição. Dimas que se cuide: adversário declarado é fácil de ver; difícil é o aliado que carrega fósforo no bolso.
Unidos e em Paz
O prefeito de Imbituva e presidente do CIS, Bertoldo Rover, esteve na quinta-feira à noite em Guarapuava no evento “Unidos e em Paz”, promovido pelo PSD. O encontro serviu para impulsionar os nomes de Sandro Alex ao governo e Alexandre Curi ao Senado. O governo tem feito reuniões em várias regiões do Estado para testar musculatura, medir ambiente e ver se o nome de Sandro começa a decolar nas pesquisas. Na política, antes de voar, primeiro é preciso ver se a asa aguenta. Prefeito Ivanos Muller também esteve lá.