Dança das Cadeiras!!!
Olha quem vem rebolando na passarela administrativa: é ela, Rosinha! E, claro, trazendo mais uma fofoca quentinha direto do camarim de Maricha. Segundo fontes muito bem informadas (ou pelo menos muito falantes), o prefeito Emiliano, devidamente paramentado com sua faixa de autoridade, já estaria preparando a primeira dança das cadeiras no secretariado. De acordo com Maricha (que nunca erra… ou quase nunca), ainda neste final de semana, alguns secretários podem receber aquele bilhetinho carinhoso de “muito obrigado pelos serviços prestados”.
Mas quantos, afinal?
Se os búzios de Maricha estiverem calibrados, até quatro Secretarias devem trocar de comando. Uns saem, outros apenas trocam de sala, porque, aparentemente, circular é preciso. Maricha também sussurra que alguns cargos serão preenchidos por servidores efetivos, em uma tentativa de colocar o ritmo da gestão em modo “acelera, coração”, já que o atual anda mais pra “passinho de idoso”.
Sem medo de girar a roda!
Ao promover as mudanças, Emiliano quer mostrar que está com as rédeas firmes e o Google Maps apontado para resultados, pelo menos é o que ele diz. Enquanto segura na outra mão um pacotão de obras que promete tirar do papel, o prefeito pressiona o setor de projetos como se ali estivesse a solução de todos os problemas do universo iratiense. No fim, mudar no momento certo é visto como maturidade, ousadia… ou desespero bem disfarçado. E tudo isso, claro, tentando surfar na onda boa do governo Ratinho Junior, antes que ela vire marola.
Plágio
E já que estamos falando do Executivo, Rosinha resolveu lembrar do outro lado da moeda: o Legislativo. E quem voltou a brilhar (ou a tentar) foi o vereador Marcelo Duda, agora exercitando seu lado criativo ou, no caso, reprodutivo. Isso porque o nobre edil parece ter se inspirado bastante na Folha de Irati ao prometer cantar parabéns para um buraco esquecido em determinada rua da cidade. Original? Nem tanto. A Folha, como bem sabe o leitor, já celebrou, com bolo e tudo, o aniversário de um poste abandonado por dois anos, em um protesto que, ao menos, teve criatividade e impacto. Duda, que muitos dizem operar sob forte influência do Clã Lucas (com direito a mentoria política de Rafael Lucas), tropeçou na falta de citação. Ô vereador, não precisa ter medo de falar o nome “Folha de Irati”, não! Referenciar não dói e ainda evita aquele cheirinho de plágio no ar.
2030
Data para entrar em vigor o fim da reeleição

Gratidão
O ex-secretário de Governo de Paulo Frontin, Rogério Vidal, liderou uma comitiva até Curitiba para um gesto raro, porém estratégico: agradecer pessoalmente ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pela liberação de, aproximadamente, R$ 5 milhões destinados à reforma e ampliação do Pronto Atendimento local. O recurso, viabilizado no fim de 2024, é fruto de articulação política e bom trânsito junto ao Governo do Estado. A visita reuniu o vereador César Chojnacki, o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares, Janderson Repczuk, Alcir Marafon (da diretoria da cooperativa) e o deputado estadual Moacir Fadel, que ouviu novas demandas da região. Gratidão, sim, mas também sinalização clara de quem sabe fazer política com diálogo e resultados.
Frota própria
O prefeito Leandro Jasinski, presidente da Amcespar, esteve em Brasília na Marcha dos Prefeitos. Ele aproveitou para visitar o estande da IVECO e conhecer os ônibus da marca. Leandro está contraindo um financiamento do Finisa para compra 12 ônibus novos. Com isso, ele pretende renovar 100% da frota do transporte escolar de 28 ônibus em seu mandato.

Agenda
Quem marca presença na região nesta semana é o secretário de Infra do Paraná, deputado Sandro Alex. Com agenda intensa, ele passa por Teixeira Soares para assinatura de convênio de pavimentação, por Fernandes Pinheiro para vistoriar obras e confirmar o investimento de mais de R$ 35 milhões na construção de um aeroporto, obra que promete reposicionar o município no mapa do desenvolvimento regional. Em Irati, o foco será o anúncio de recursos para o IFPR. Outro pedido que bate à porta de Sandro Alex é a articulação pela melhoria da BR-153 no perímetro urbano. Embora a rodovia seja federal, Alex tem mostrado que influência política bem usada também move asfalto.

Asfalto
A prefeita Fernanda Sardanha tem provado quanto é bom ter o deputado Hussein atuando pelo município. Junto do secretário da SECID, Guto Silva, Fernanda protocolou uma série de projetos do programa Xô Poeira, que vai pavimentar muitas ruas da cidade que ainda não tem pavimento. E tudo isso com a articulação do líder do governo Hussein Bakri. O número vai impressionar, mas o anuncio será em breve. O que vale agora é o trabalho e o suspense.
“Jamais entre em luta com um porco. Ambos sairão sujos, mas só ele vai se divertir com isso”.
Pensamento Popular
Justus, versão 2.0
Quem começa a reaparecer pelo cenário político regional é o herdeiro político de Nelson Justus. O ex-prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, esteve recentemente na região visitando lideranças e amigos do seu pai, o veterano Nelson Justus, que acumulou mais de cinco mandatos como deputado estadual. Roberto está pavimentando o caminho rumo a uma candidatura à Assembleia, ocupando o espaço de seu pai, com sobrenome forte e pretensões ainda maiores.

Atualizando
Em passagem por Irati, fez questão de visitar este colunista aqui na redação da Folha de Irati, onde conversou sobre seus planos, estratégias e o desafio de honrar um legado de décadas na política paranaense. Ao que tudo indica, a dinastia Justus está longe de dar adeus à cena política. Está só se atualizando para a próxima temporada.
Sem reeleição
A CCJ do Senado aprovou esta semana o fim da reeleição para o executivo. A nova lei entraria em vigor para 2030. Com o fim da reeleição, os mandatos passariam a ser de cinco anos. Com isso, o próximo mandato dos prefeitos seria de seis anos para que pudesse fazer o encaixe onde todos os cargos seriam eleitos em uma mesma data. De presidente a vereador, seriam eleitos no mesmo ano.
Sem reeleição 2
Se a mudança seguir a diante, o que acredito que acontecerá, os próximos prefeitos teriam mandato de seis anos e se aqueles que estiverem neste mandato se reelegerem, teriam um mandato histórico de 10 anos à frente de um município. Como exemplo, se Emiliano, Laércio e Adelmo, que estão no primeiro mandato, se reelegessem, ficariam 10 anos à frente de seus municípios. Mas a reeleição continua apta para os legislativos.
Yasaki
O prefeito Adelmo Klosowski visitou, está semana, a Yazaki que iniciou oficialmente suas atividades em Prudentópolis! Um marco para a cidade, que agora conta com a primeira multinacional instalada no município. A vinda da empresa é fruto do trabalho do ex-prefeito Osnei Stadler e a continuidade da gestão. Na visita, Adelmo deu boas vindas a empresa e “que representa mais trabalho, mais renda e mais futuro para a nossa gente”, disse o prefeito.
Primeiro turno
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, teria grandes chances de vencer as eleições para governador de São Paulo já no primeiro turno. Mesmo com algumas dificuldades em segurança pública, que já passa o segmento da saúde, mas mesmo assim, Tarcisio mantem uma grande preferência no eleitorado aparecendo, agora, com 42,1% das intenções do voto, segundo o Paraná Pesquisa.
Representa
Isso coloca duas outras pessoas na briga pela presidência. Uma delas é a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, que mantem a preferência da direita dividindo o espaço com Tarcisio. O desgaste e a queda da aprovação do governo Lula colocam a direita em alta. Por outro lado, para compor com Michele, o nome de Ratinho Junior cresce, inclusive, recebendo elogios de Tarcísio como responsável por um grande governo.
Fundo do Poço
Segundo o diretor do Instituto Paraná Pesquisa, Murilo Hidalgo, em entrevista a Band News, diz que Lula pode cair muito pouco na desaprovação de seu governo com os recentes escândalos de fraude no INSS. Murilo explica que isso acontece na visão dele porque Lula já teria chegado ao fundo do poço e não teria mais como cair. Os números que aprovam o seu mandato são votos que defendem Lula independente da situação ou desgaste.