Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:57, 14°C

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha
Papo Confidencial - Edição Nº 3032
Foto: Assessoria

Duas casas

O prefeito Emiliano Gomes esteve em Curitiba na SECID para protocolar alguns projetos que já tinha garantido recursos. Ele esteve acompanhado do deputado e líder do Governo, Hussein Bakri, e também do presidente da ALEP, Alexandre Curi, na visita a Guto Silva, secretário da Secretaria das Cidades. Emiliano tem engatilhado alguns projetos que devem saltar aos olhos da população. Desta vez, ele já teve um sinal positivo para um grande projeto de pavimentação urbana em Irati. Emiliano não revelou o valor, mas passa de duas casas decimais.

Tarifa Zero

O projeto Tarifa Zero que está vigorando em Irati temporariamente, pode ser sim algo definitivo. Mas isso vai depender da sensibilização do empresariado. Se o Tarifa Zero funcionar definitivamente, com mais linhas e também com mais horários, isso irá implicar na discussão sobre o vale transporte pago pelas empresas. O poder público, através do prefeito e Câmara, e os empresários tem de abraçar essa causa. Vamos testar aí as habilidades de convencimento da presidente da Aciai, Samara Coelho, que será importante neste processo.

Torre de Babel

E lá vem a Rosinha com suas analogias… Segundo ela, a administração municipal de Irati e a relação de algumas secretarias muitas vezes parece a passagem bíblica da “Torre de Babel”. Rosinha diz que algumas secretarias, já passados mais de 130 dias de mandato, ainda não conseguem falar a mesma língua.  Além de tudo, isto está imprimindo um ritmo lento e a administração que parece não ter uma estratégia definida. Segundo a fofoqueira, isso não serve para todas, mas algumas pontuais precisam se entender mais. Isso está fazendo com o que o líder máximo da casa, Emiliano Gomes, faça reavaliações de seus secretários.

Vazou

Uma documentação vasta que foi encaminhada pela prefeitura em resposta a um questionamento da Câmara, foi protocolado na sexta (09) e acabou caindo na terça (13) no grupo “só Política Iratiense”. O documento, com todos os seus anexos, foi postado pelo polêmico Ary Moro. O questionamento que Rosinha faz é: qual vereador informou ou vazou para Moro e com qual finalidade?

Oposição

A vereadora Sybil Dietrich parece ter sangue nos olhos no que tange ao prefeito Emiliano Gomes. A vereadora, no uso da palavra esta semana, fez menção à uma resposta enviada à Câmara pelo prefeito, já de assunto vencido, falando do uso de carros oficiais. A resposta do prefeito é clara no sentido de repudiar as constantes denúncias protocoladas na Câmara de Vereadores sem fundamentos e, posteriormente, arquivadas. Na resposta, o prefeito diz que a conduta das denúncias é difamatória e infundada. 

Eu acho que político não tem que incomodar o trabalhador, o empresário ou a sociedade em geral. A população paga seus impostos para que o gestor público trabalhe e simplifique a vida dela”.

Ratinho Jr

Repúdio

Em Ofício à Câmara, respondendo questionamentos apontados pelo “desacreditado jornalista” (termo usado em processo civil para se referir ao mesmo), o prefeito de Irati repudiou os excêntricos pedidos feitos pelo jornalista independente, que já apresentou inclusive pedidos de impeachment que foram arquivados pela Câmara, por serem inconsistentes. Mesmo com tantos pedidos infundados, o jornalista conseguiu que um pedido de esclarecimento fosse levado ao Prefeito – e no pedido, foi registrada a sua autoria.

Não gostou

A Vereadora Sybil Dietrich não gostou da nota de repúdio, e disse que o papel da Câmara é o de fiscalizar o Executivo. De fato, a Câmara tem esse papel, mas nunca registra a autoria de cidadãos ou entidades que formulam os pedidos. A pergunta que fica é: por que registraram o nome do “desacreditado jornalista”? A Sybil é protagonista do seu mandato, ou está a serviço do excêntrico jornalista? Rosinha ainda pergunta: será que a câmara tem 10 ou 11 vereadores?

Queimou

Sybil (PP) parece que se ofendeu sim, com a resposta do prefeito. Na interpretação da atenta Rosinha, Sybil distorceu e inflamou a situação. Rosinha, que assistiu a transmissão da sessão pelo YouTube, diz que a vereadora interpretou erroneamente e o repúdio, na verdade, se dirigia ao pseudojornalista, mas Sybil, inflamada, disse que a resposta foi contra os vereadores. A vereadora ainda se diz indignada com o posicionamento do prefeito, que já foi vereador. O que deixou Rosinha assustada foi o silêncio da líder do prefeito na Câmara, a vereadora Sivana Rezepka (PSD, que assistiu Sibyl falar sem nenhuma reação aparente. 

Empenhado

O prefeito Leandro Jasinski, presidente da Amcespar, está empenhado no projeto do Aeroporto a ser construído em Fernandes Pinheiro. Ele tem agenda na próxima semana com o secretário Sandro Alex, de Infra, para ajustar detalhes do projeto. Também, a ex-prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, está atenta ao andamento do projeto.

Prontidão

O presidente da Câmara de Rebouças, vereador Tiu Chico disse estar apostos para ajudar a elucidar a origem da dívida do Hospital Darcy Vargas. Chico disse que é função da Câmara auxiliar nesse processo até porque é passado recursos municipais para a entidade. Tiu Chico ressalta que a nova diretoria está empenhada em tomar o caminho mais correto possível, e a Câmara apoia.

R$ 6 milhões
Valor da dívida do Hospital Darcy Vargas investigada pela polícia

INSS

O escândalo do INSS está mais uma vez derrubando a popularidade de Lula. Segundo a jornalista Monica Bergamo, a avaliação do mandatário voltou a cair após ser deflagrado um esquema de desvios em aposentados e pensionistas do INSS, através de descontos ilegais. E isso derruba mais uma vez a popularidade de Lula, onde o governo se torna alvo do escândalo que atingiu os aposentados.

Vergonha

A polêmica envolvendo a primeira-dama Janja Lula envergonha mais uma vez os brasileiros. Janja, sem nenhuma dose de “semancol”, foi tirar satisfação com presidente da China, Xi Jinping, sobre o TikTok e a direita brasileira. Independente da resposta do presidente Chinês, a postura de Janja na diplomacia foi considerada desrespeitosa. 

Bronca

E o presidente defendeu a esposa e disse que foi ele que iniciou a conversa. O fato ainda rendeu uma bronca do Presidente Lula na comitiva, que está em viagem à China. Segundo fontes, o presidente enquadrou a equipe e questionou inclusive alguns ministros e autoridades, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre o vazamento. Ninguém assumiu a autoria. 

Leia outras notícias