Planejamento
O prefeito de Irati esteve, esta semana, junto do secretário de Infra, Sandro Alex, e com o líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, tratando de investimentos para Irati. Um deles é a ampliação do Condomínio Industrial com a doação do estado de uma área do IAPAR. Com Sandro Alex, Emiliano voltou a discutir as melhorias importantes da área de infraestrutura da cidade, dentre elas o trecho urbano da BR 153.
Confirmando
Vários prefeitos da região estiveram com o secretário Beto Preto esta semana. O prefeito Oziel Neiverth recebeu a destinação de um micro-ônibus, um veículo leve e recurso para a reforma da UBS Central. Oziel ainda reivindicou uma clínica de fisioterapia. O prefeito Bertoldo Rover confirmou uma clínica de fisioterapia no valor de R$ 1.8 milhões. O prefeito de Ivaí conseguiu dois veículos leves, uma van e equipamentos para o Hospital.


Ajustes
Para Teixeira Soares foi destinado pelo secretário, para Ivanor Muller, uma van, uma unidade de Apoio Rural e um aditivo para a Construção do Hospital do Município. Já o município de Inácio Martins ajustou detalhes para a construção do PAM (Pronto Atendimento Municipal) que já tem terreno confirmado. O vereador Gil defendeu a localização que foi destinada para a obra que terá investimento de R$ 7 milhões.
Dança Das Cadeiras
O governador presidenciável, Ratinho Jr, mudou seis secretários e vai mudar mais até o início de abril, contam as fontes do governo. Como havíamos falado aqui, já anunciou Leonaldo Paranhos, ex-prefeito de Cascavel, que será secretário do Turismo; Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, que vai comandar o Desenvolvimento Sustentável e Ulisses Maia, ex-prefeito de Maringá que será o responsável pela Secretaria do Planejamento. Guto Silva, que estava no Planejamento e será o novo secretário das Cidades; Márcio Nunes, ex-secretário do Turismo e vai comandar a Agricultura e Abastecimento; e Luizão Goulart que assume a Secretaria da Administração e da Previdência. O mais emblemático é a nomeação de Guto Silva que passa a ter espaço diferenciado e apontado como sendo o nome do governador Ratinho a sucessão ao governo. Guto fica com uma das Secretarias de maior visibilidade.
Cartão Amarelo
O prefeito Emiliano Gomes instituiu na sua administração algumas normas para dar rédeas na sua administração. Rosinha, que é bisbilhoteira demais, descobriu nos bastidores que uma delas é a aplicação de cartões, como no futebol. Um cartão amarelo, é advertência. Dois, a coisa é mais séria e o secretário está a um passo do vestiário. E no terceiro, vira vermelho e daí, é banheira de gelo para esfriar os ânimos, porque está fora.

“Eu acho que político não tem que incomodar o trabalhador, o empresário ou a sociedade em geral. A população paga seus impostos para que o gestor público trabalhe e simplifique a vida dela”.
Ratinho Jr
Ao Pé de Orelha
Ao pé de orelha, Rosinha ouviu que já tem oito secretários que ou levaram ou levarão cartão até os próximos dias. Isso é em virtude de ações que não deram à gestão o ritmo suficiente ou não acataram as ordens do “piá”. Emiliano não veio para brincadeira e, segundo comentários, vai mostrar a austeridade necessária, e a agilidade da máquina pública, seja no Planejamento, nas Finanças, na Administração ou nas execuções. O “piá” está cobrando agilidade com responsabilidade e quem não estiver com o mesmo pensamento, pode ser preparar para ir para o chuveiro.
Junior em Brasília
A curiosidade invade as insertas tentativas de acertar o futuro sobre a pergunta: qual o futuro político de Junior Benato? Ex-prefeito de Inácio Martins. Para tentar responder esta pergunta, fomos conversar com a pessoa que mais sabe da vida de todos os políticos da região, isso mesmo, a famigerada Rosinha. Segundo ela viu em sua bola de cristal, Junior Benato pode ir trabalhar em Brasília. É que o ex-presidente da AMP, Edimar Santos, será candidato a presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios do Brasil). Se ele vencer as eleições, que segundo ele há previsões para isso, Benato teria sido convidado a desenvolver um novo projeto em Brasília. Mas aí resta duas condições. A primeira é o Edimar vencer as eleições. E a segunda, é se o “coração” de Benato lhe permitiria assumir esta responsabilidade. Ahh essa Rosinha!!!


Hussein em Rio Azul
O deputado Hussein Bakri, estará na próxima sexta em Rio Azul, na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Rio Azul (CMDR) onde vai, junto do prefeito Leandro Jasinski, discutir a ação das seis retroescavadeiras que estão destinadas as Associações de Agricultores do Município. Outro tema discutido é a lei sobre a compra de fumo no galpão que tramita na Alep.
Não Está Pagando
A Maricha recebeu uma reclamação da cidade vizinha, de Imbituva. A reclamação vem da empresa CEBRADE, que é responsável pelo pagamento dos estagiários da Prefeitura. Segundo informações da Maricha, já são mais de dois meses que a empresa recebe da Prefeitura, mas não repassa aos estagiários. Segundo Maricha, a Prefeitura está tomando as atitudes cabíveis pra responsabilizar a empresa e fazer o pagamento de outra forma. Ao buscar no Google, o nome da empresa aparece com reclamação de cidades como Mandaguari, Francisco Beltrão, Toledo, União da Vitória e Bandeirantes, dentre outros reclamam atraso de pagamento.
“6”
Ratinho já anunciou mudanças significativas no governo.

Cracóvia
O prefeito Adelmo Klosowski recebeu membros da Associação de Produtores de Cracóvia de Prudentópolis. Adelmo ouviu as conquistas da Associação, principalmente, relativo a parceria e a conquista do selo do IG (Identidade Geográfica) da Cracóvia que vai permitir, entre outros, ganhos a exclusividade do nome do embutido Cracóvia para Prudentópolis. Dentre as demandas, Adelmo se comprometeu em dar mais visibilidade para o comércio do embutido que é exclusivo do município.
Venceria
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Futura mostra que Ratinho Jr venceria Lula em um possível segundo turno. Ratinho é quem mais cresce nesta disputa. Como se prevê que Bolsonaro continuará inelegível, Ratinho passa a ser a melhor opção fora do domicílio familiar de Bolsonaro. Ratinho aparece com 40.6% contra 37.2% de Lula. A margem de erro é de 3.1% para mais ou para menos. Ratinho, segundo a pesquisa, é a melhor opção para acabar com o ambiente de ódio na política brasileira. A pesquisa aconteceu entre os dias 10 e 22 de março em todo o Brasil. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e revela que a eleição de 2026 continua aberta, com Lula perdendo espaço e a confiança dos eleitores para resolver os graves problemas.
