Potência
O governador Ratinho Junior palestrou aos prefeitos do Paraná, em Foz do Iguaçu, em um encontro para mostrar o Governo aos novos gestores. O governador aproveitou ainda para mostrar porque o Paraná é uma potência e o que pode fazer para auxiliar os municípios a se transformarem em uma potência também. E o governador está mostrando com isso que o Paraná é um exemplo a ser seguido.

Em Foz
Os prefeitos estão aproveitando a oportunidade que o Governo está abrindo para que os administradores conheçam a estrutura e como ele pode ajudar os municípios. E todos os prefeitos estiveram por lá. Na foto, com o líder do Governo, deputado Hussein Bakri, estão o prefeito de Rio Azul e presidente da Amcespar, Leandro Jasinski, a prefeita de São Mateus, Fernanda Sardanha, que também é presidente do CISVALI, e o prefeito Irineu Zacarias, de Paulo Frontin, dentre outros.
Pedido
O prefeito Dimas justificou esta semana a necessidade de instalar em Inácio Martins um PAM (Pronto Atendimento Municipal). O recurso é na ordem de R$ 5 milhões entre a construção e enxoval. O vereador Gil também defendeu o pedido na Câmara de Inácio Martins. Na última visita do secretário Beto Preto a região, eles conversaram com o secretário sobre o recurso e o assunto está encaminhado.


Falta d’água
O prefeito Emiliano tratou, em Foz, diretamente com o presidente da Sanepar, Sr. Wilson Bley, sobre a falta d’água que acontece em Irati. O presidente, que conhece muito Irati, uma vez que já trabalhou na cidade há tempos remotos, mostrou um cronograma de investimento que a empresa fará em Irati para sanar o problema. Emiliano ainda esteve com várias outras autoridades como o presidente da Assembleia, Alexandre Curi.
Pulando a ordem
Informações que vem da Maricha, lá de Rio Azul, é que a presidente da Câmara de lá não respeita a ordem de nada. Em uma reunião extraordinária em que o primeiro secretário Tchetcho não estava, a presidente passou a função ao vereador PK. Mas o correto seria que o 2º secretário Cesar Popovich lesse o expediente. Se está certo, eu não sei, mas a Maricha está espalhando para todo mundo em Rio Azul o ocorrido.
Candidatíssimo
Ainda é cedo? Não sei! Mas o vereador contundente Edson Klemba, o Tchetcho, disse que não mais será candidato a vereador. Depois de mais de cinco mandatos ele pretende concorrer a um cargo maior. Rosinha ficou curiosa e quer saber se isso não é blefe. Para mim, Tchetcho disse que quer ser candidato a prefeito ou vice, mas não vai ser vereador. Será que Klemba e Jussara vão fazer uma nova dobrada, uma vez que ela já se diz candidata a prefeita?
Guto em Irati
O secretário Guto Silva será a primeira personalidade a vir nos cafés da manhã da ACIAI na gestão de Samara Coelho. O evento será na próxima terça (18) às 7h30. Guto Silva é um dos queridinhos do governador e corre a boca pequena, como diz Rosinha, que Guto poderá ser um dos nomes indicados por Ratinho a sua sucessão.

Aposentadoria
O coronel martinense, Renato dos Santos Taborda, está com aviso prévio. É que em meados de março ele se aposenta da Polícia Militar, compulsoriamente. Isso quer dizer que completou idade, tem de se aposentar. Como Rosinha me disse que ele completou “niver” estes dias, está chegando o período de se aposentar. E agora, vai fazer o que dá vida coronel?? Pergunta Rosinha.
Armada positiva
A prefeita de São Mateus, Fernanda Sardanha, positivou a armada ao cobrir a pista de laço de São Mateus. Aos moldes de Irati, a pista deve servir não só para os rodeios, mas se tornando uma pista multiuso, comentou o secretário de Esportes, Toni, que é responsável pelo setor. A inauguração deve ocorrer nos dias 7,8 e 9 de março.
“Política é a arte de fazer com que um grupo de pessoas se sinta impotente enquanto você faz o que bem entende.”
Desconhecido
Educação de qualidade
O prefeito Laercio Cipriano participou na última semana junto da secretária de Educação, Regina Mara Mathias Cordeiro, da entrega de material escolar na rede municipal de educação. Laercio defende a qualidade do material que proporciona ao aluno melhor rendimento e aos pais economia.
Bertoldo em Foz
Após estar em Curitiba no início da semana, o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, participou do encontro com o governador Ratinho Junior, em Foz. Muita informação para fazer render as administrações. Na foto, da esquerda para direita, os vereadores Sérgio, a prefeita de Imbaú, o vereador Leandro, o Subchefe da Casa Civil, Lucio, o prefeito Bertoldo, o presidente da Câmara, Anderson Neiverth, junto do vereador Leandro.


Faltou energia
O prefeito Adelmo Klososki, de Prudentópolis, se reuniu com representantes da Copel para discutir soluções para as quedas e oscilações de energia que afetam os agricultores de Prudentópolis. A falta de energia tem causado prejuízos, especialmente para fumicultores, produtores de leite e olarias. A Copel se comprometeu a buscar melhorias e destacou a importância dos agricultores se cadastrarem junto à companhia, informando o tipo de produção que desenvolvem. Isso permitirá priorizar a resolução de problemas em áreas críticas.
Iniciantes
“Já é bonito ver vereador em começo de mandato”, disse Rosinha. É que a nova safra de vereadores, misturados com os de segunda mão, dão um ritmo interessante ao número de pedidos protocolados na Câmara. Em Irati, na segunda sessão do ano, foram apresentados 37 documentos entre pedidos e requerimentos.
“37”
Os vereadores de Irati se superaram, principalmente, no número de requerimentos
Comentários
“É isso aí povo, tem de mostrar serviço”, comenta Maricha. Pena que tem alguns pedidos que são apenas para jogar com a torcida, “como a data base dos funcionários que já estava sendo estudado pelo executivo”, confidenciou Rosinha aos sussurros. Dentre os pedidos, estão orçamento positivo, falta d’água, banheiros do parque e muito mais.
Zelo e…
Nos primeiros meses à frente da gestão municipal, o prefeito Emiliano Gomes tem se dedicado a vistoriar pessoalmente todos os empenhos realizados no município. A iniciativa, aliada à troca de sistema, busca ampliar a transparência na administração. No entanto, o rigor no controle tem gerado uma desaceleração nos trâmites burocráticos, impactando até mesmo o fluxo de pagamentos. Transparência é fundamental, mas eficiência também. Equilíbrio é a chave..