Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha
Eleitos
Os prefeitos eleitos elegeram na quarta-feira (30) a nova diretoria da Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS AMCESPAR. Bertoldo Rover, prefeito de Imbituva, foi eleito presidente por aclamação. Emiliano Gomes ficou como vice e Laércio Cipriano foi eleito tesoureiro. A eleição é com ato e efeito para 1º de janeiro de 2025.
Em cheque
Mas o que mais impacta, é que a direção da Santa Casa não consegue mais ter trâmites com as esferas estaduais por seus próprios canais. Este pedido de aval por parte do estado, mostra que a administração da entidade não tem mais apelo em resolver os seus problemas e as relações institucionais. A dívida, que se acumula a vários anos e administrações, somados as dificuldades de relacionamento entre as esferas e ainda a um apelo popular por parte da Santa Casa, que já não convence, coloca de fato em xeque a administração da entidade. O que vemos é um “levante” para que a Santa Casa não feche as portas, mas exigindo, no mínimo, mais transparência.
Vale a pena
O deputado Hussein Brakri tem mostrado que vale a pena tê-lo como representante. E o prefeito Leandro Jasinki que o diga. Esta semana, o prefeito recebeu seis retroescavadeiras com recurso do deputado que serão destinadas as localidades rurais. Isso fora vários outros recursos de pavimentação que o município recebeu. E aí Leandro, vale ou não vale??
Inovação
Mas o que surpreendeu foi o convite para que a presidente do CIS, Cleonice Schuck, permaneça como diretora da entidade. Segundo Rover, isso acontece para manter a relação estreita entre o CIS, Governo do Estado e as Prefeituras. Mas Cleonice ainda deverá ter um papel importante em relação a Santa Casa.
Descredito
Na reunião do CIS, a prefeita Cleonice Schuck expôs uma situação que coloca em xeque a direção da Santa Casa. Segundo a prefeita, o diretor da SESA ligou para ela e para o prefeito Jorge Derbli, pedindo o aval “moral” para adiantar à Santa Casa de Irati o valor de algo em torno de R$ 900 mil reais. Cleonice e Derbli dividiram a responsabilidade com os demais prefeitos eleitos e atuais, mas optaram por avalizar a liberação do recurso. Este aval é para que sesse conversas de que vão paralisar serviços ou fechar as portas da entidade. O recurso será investido, segundo a Santa Casa, para pagamento atrasado de médicos que não recebem desde maio. Um dos pedidos dos prefeitos é mais transparência e que uma comissão possa acompanhar a administração da entidade.
Na Câmara
O Dr Ladislao Obrzut, provedor da Santa Casa e também o Dr. Luiz Angelo Fornazari, diretor do Conselho Deliberativo, usaram da tribuna livre para discorrer sobre a entidade e sensibilizar os vereadores e a população para ajudar o hospital. A ideia é que os vereadores utilizem de seus deputados para trazer recurso para entidade. Atualmente, a administração pede, de preferência, emendas para custeio. Mas o discurso precisa melhorar.
Não empolga
O apelo não empolga e isto era visto na expressão dos vereadores tanto que apenas o vereador João Henrique utilizou da palavra para defender a Santa Casa e por parte dos edis, nenhuma pergunta ou comentário foi realizado. Mostra de descrédito total.
Tere na presidência
Segundo a Rosinha, as articulações para a presidência da Câmara de Vereadores estão em alta. Embora precoce, os vereadores já articulam os nomes. Uma das postulantes ao cargo, disse Rosinha, é a vereadora Terezinha Verez, a Tere da Anapci, que foi eleita pelo PL de Felipe Lucas. Segundo Rosinha, Tere teria apoio de Helio de Mello e também de outros vereadores eleitos como Marcelo Duda e Selmmo Fisioterapeuta e buscam a quinta pessoa. Mas como Tere se posicionaria dentro da casa?
Candidatura
O prefeito Jorge Derbli defendeu na reunião do CIS que a região precisa ter um deputado daqui. “Nada contra os deputados de fora que ajudam muito, mas a região precisa de alguém que conheça as dores daqui”. A ideia tem ganhado adeptos.
Troca de comando
Na troca de comando do Corpo de Bombeiros, o comandante major Jorge Augusto Ramos defendeu a representatividade da nossa região. E usou ainda a pessoa do prefeito Jorge Derbli para defende-lo como um dos nomes que pode ocupar o cargo para representar a região. “precisamos de alguém que viva os nossos problemas”, disse Ramos.