Assessoria Diocese de Ponta Grossa
O pároco da Paróquia Menino Jesus, de Guamiranga, e assessor diocesano da Pastoral do Dízimo, padre Nelson Bueno da Silva, foi eleito assessor estadual da Pastoral do Dízimo. A eleição aconteceu durante a 8ª Assembleia Regional da Pastoral do Dízimo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunindo representantes de 12 dioceses do Paraná, no Centro de Formação San Juan Diego, em Guarapuava, na segunda-feira (12) e terça-feira (13). A assembleia contou com a presença do bispo referencial, Dom Bruno Elizeu Versari.
Cerca de 30 participantes estiveram presentes. Além de padre Nelson foram eleitos, como vice-coordenador da Pastoral, padre Milton Antônio Bossoni, da Arquidiocese de Maringá, e, como secretário, padre Antônio Marcos Garibaldi, da Diocese de Paranavaí. A equipe fica nos cargos por três anos. “É sempre um desafio, mas quem nos leva para frente é Deus. É segurar na mão de Deus e ir, em comunhão e unidade com todos os coordenadores, padres, nossos bispos do Regional Sul 2. Acredito que tudo vai deslanchar”, afirma padre Nelson, citando que o trabalho em comunhão é um desafio, “mas, será preciso correr atrás de estudos, de aprendizado...A boa vontade eu tenho. Sei que não foi por mim. É sempre a vontade de Deus que nos coloca em certas missões e nos deixamos ser levados. Tudo posso naquele que me fortalece!”
De acordo com padre Nelson, ainda é preciso se colocar ao par de tudo o que acontece anualmente. “Vamos aproveitar o que já foi feito até agora de planejamento e criar, acrescentar novas metas, imprimir o ritmo do novo coordenador. O Espírito Santo é o mesmo e vai soprando, no decorrer da caminhada”. É a primeira vez que padre Nelson participa do encontro, até porque foi nomeado, em novembro, por Dom Bruno para assessorar a Pastoral do Dízimo. A eleição para a assessoria do Regional Sul 2 aconteceu na noite de ontem. “Quase cem por cento dos votos. Levei um susto! Conto com o apoio de Dom Bruno, o bispo referencial. Estamos firmes e vamos dinamizar a Pastoral pelo Paraná, contando com a graça de Deus e da Divina Providência para o bem da Igreja. O dízimo é a experiência que todos nós devemos fazer como cristãos, não só a nível de espiritualidade, mas de contribuir com aquilo que temos, ajudando assim a evangelizar. Essa é a motivação do dizimo”, destaca o novo assessor.
Assembleia
Conforme o padre Elves Perrony, da Diocese de São José dos Pinhais e assessor regional da pastoral até ontem, a pedido de Dom Bruno, foi abordado o dízimo dentro de uma realidade de marketing pastoral, refletindo sobre como comunicar essa mensagem no mundo digital. Para isso, a equipe contou com a assessoria da empresa Dominus Evangelização e Marketing, especializada em estratégias de comunicação católica.
Jean Ricardo Severino, representante da Dominus, afirmou que a proposta central foi pensar o dízimo como parte da sustentabilidade evangelizadora. “Tratamos sobre a priorização da pastoral do dízimo no contexto diocesano, estruturando campanhas e processos de evangelização em nível paroquial e regional. Falamos também da cultura da profissionalização a serviço da missão, sem perder a dimensão espiritual. A gestão, o marketing e a administração podem – e devem – estar a serviço da evangelização.”
Dom Bruno destacou que a formação serviu para aprofundar a metodologia de trabalho da pastoral e renovar a motivação das lideranças. “O dízimo existe para evangelizar. A contribuição é uma consequência de um coração evangelizado. Primeiro vem o anúncio, a experiência com Cristo. A partir disso, a pessoa se coloca a serviço na comunidade, inclusive com sua contribuição material, que então chamamos de dízimo”, enfatiza.