Karina Ludvichak
Há pouco mais de dois meses, os prefeitos eleitos assumiram a administração municipal e a equipe da Folha de Irati foi até Fernandes Pinheiro para conversar com Oziel Neivert e saber mais sobre os trabalhos em andamento no município. O atual prefeito conta que está satisfeito com as primeiras ações que realizou até o momento e explica o planejamento inicial para o mandato.
Com o primeiro mês focado em ações voltadas aos munícipes, a Prefeitura promoveu multirões de emprego, levando as empresas até os moradores e os encaminhando para as vagas disponíveis no mercado de trabalho através da parceria com empresas importantes na região.
De acordo com Oziel, a gestão pretende atuar promovendo melhorias não apenas na infraestrutura e atendimento no setor público da cidade, mas também quer criar um espaço de integração entre a sociedade e a administração municipal em ações que afetam positivamente o cotidiano da população através das ações propostas dentro de cada Secretaria, seja a Assistência Social e Direitos da Mulher, Saúde ou Educação. “Queremos trabalhar forte em todas as áreas, na educação, saúde, enfim, estamos trabalhando bastante, conversando com os deputados para conseguir emendas para projetos”, enfatiza.
Oziel Neivert foi prefeito do município entre 2013 e 2017 e explica que, apesar de algumas mudanças na lei, está se adaptando bem ao novo mandato ao lado do vice-prefeito Cristhian Czelusniak. “Nosso vice é advogado, está sempre por dentro das leis e nos dá um grande suporte”, observa.
FOCO NAS ESTRADAS RURAIS
Segundo Neivert, durante os quatro anos de mandato a administração deve promover ações que serão divididas por etapas, atuando em todas as secretarias de forma efetiva. “Estamos atuando em todas as áreas, mas o forte nosso mesmo, no momento, onde estamos trabalhando bem, é o setor rodoviária. Readequamos todos os equipamentos, as máquinas, detonamos a cascalheira, está tudo em dia, nós trabalhamos forte em cima da cascalheira do município para termos estradas boas para o deslocamento dos produtos”, conta.
PROJETO
O objetivo da gestão é promover, ainda, melhorias na infraestrutura que garantam maior qualidade de vida, segurança, dignidade e saúde, por isso, deve implantar um projeto em Parceria Público-Privada (PPP) com a Sanepar para a instalação e tratamento de esgoto sanitário em 80% do município até 2028. “Nós estamos trabalhando também muito com a Sanepar, que no final do ano de 2025 para 2026, nós vamos ter já tratamento de esgoto sanitário no nosso município. A gente esteve lá em Foz do Iguaçu e conversamos com a secretária, vamos ver como que está o nosso município. Então, a partir do final de 2025 e 2026, 80% do município, até 2028, vai estar concluída a obra para tratamento de esgoto. Então, a gente está trabalhando forte em todas as áreas, na medida do possível”.
EDUCAÇÃO
Outro setor que o prefeito considera indispensável a continuidade no trabalho é a educação, por isso, desde o início do mandato a Secretaria está engajada em promover ações voltadas aos alunos do município. “Estamos trabalhando bem na educação, patrulhando e melhorando também as estradas”. O intuito é, além de promover um processo de ensino e aprendizagem valorativo à formação cidadã, garantir a segurança e qualidade no transporte escolar, principalmente para os alunos que vivem nas áreas rurais de Fernandes Pinheiro.
SAÚDE
A Saúde está passando por um processo de “revitalização no interior”, segundo o prefeito, por isso nós conversamos com o secretário de saúde Amauri Klossowski e, na próxima edição, vamos contar mais sobre todas as ações planejadas para o primeiro semestre deste ano, bem como todas as mudanças previstas dentro do setor. “Nós voltamos os atendimentos médicos no interior, como tínhamos na gestão passada e, também, a odontologia. A tendência é dar prioridade aos munícipes, que podem ser atendidos mais próximos de casa”, enfatiza Oziel a respeito do projeto de descentralização do atendimento médico no município.
PARCERIA COM VEREADORES
Boa parte dos projetos que acontecem no município muitas vezes só são possíveis graças a parceria entre o poder legislativo e executivo, algo que o prefeito Oziel considera valoroso para construção de uma cidade que possa atender as demandas de sua população. “Nós temos nove vereadores na Câmara, e sete são da base. Mas eu sempre falo que eu não considero os sete, eu considero os nove vereadores, são todos parceiros nossos, companheiros. O que eu precisei da Câmara até hoje foi liberado, e foi transitado rápido para não ter problema. Então, eu estou tranquilo! Posso falar que estamos com os nove vereadores junto com a administração”, finalizou.