Leticia H. Pabis
No dia 31 de outubro, nos Estados Unidos, é comemorado o Halloween, também chamado de Dia das Bruxas, data marcada pelas tradições populares de pedir ‘Doce ou Travessura?’, usar fantasias assustadoras e esculpir abóboras, mas você conhece verdadeiro o significado desta festa?
Diferente do que todos pensam, Halloween não é uma palavra que possui tradução, mas sim um conceito originário de um festival celta conhecido como ‘Samhain’, que nada mais era do que uma celebração da religião pagã para dar boas-vindas à colheita do final do verão. As pessoas da época tinham o costume de acender fogueiras e usar fantasias para afastar os fantasmas.
Tempos depois de sua origem, mais precisamente no século VIII, o Papa Gregório III determinou que o dia 1º de novembro seria uma data para homenagear os santos, sendo assim, o Dia de Todos os Santos passou a incorporar algumas das tradições do Samhain. A noite anterior ao Dia de Todos os Santos era conhecida como “All Hallows Eve”, que significa “Véspera de Todos os Santos” e, mais tarde, se tornou o Halloween que conhecemos.
Algumas de suas tradições foram mantidas através dos anos, mas também tiveram suas evoluções. Os povos celtas acreditavam que durante o Samhain, os espíritos caminhavam pela Terra, e para evitar serem aterrorizados por todos os seres malignos, eles vestiam disfarces para não serem confundidos com as assombrações. Muitos anos depois, missionários cristãos introduziram o Dia de Finados em 2 de novembro, o que perpetuou a ideia de os vivos entrarem em contato com os mortos na mesma época do ano.
Existem também algumas teorias de como surgiu o “Doce ou Travessura?”. A primeira sugere que durante o Samhain, os povos celtas deixavam comida do lado de fora de suas residências para apaziguar os espíritos que viajavam pela Terra à noite. Com o tempo, as pessoas começaram a se vestir como esses seres sobrenaturais em troca de ofertas semelhantes de comida e bebida.
A segunda teoria especula que a entrega de doces vem de uma prática escocesa conhecida como ‘guising’ (atividade de se vestir como criaturas mágicas, assustadoras ou como personagens de uma história no dia 31 de outubro e visitar a casa das pessoas para pedir doces ou dinheiro). Durante a Idade Média, geralmente crianças e adultos pobres coletavam alimentos e dinheiro nas casas locais em troca de orações pelos mortos no Dia de Finados. Os Guisers, praticantes do guising, abandonaram as orações em favor de práticas não religiosas com a inclusão de canções, piadas e outros “truques”.
Uma terceira teoria argumenta que os “Doces ou Travessuras” dos Estados Unidos moderno deriva do “belsnickeling”, uma tradição germano-americana de Natal em que as crianças se vestiam fantasiadas e depois chamavam os vizinhos para ver se os adultos conseguiam adivinhar as identidades dos disfarçados. Numa versão da prática, as crianças eram recompensadas com comida ou outras guloseimas caso ninguém conseguisse identificá-las.
Atualmente, crianças, jovens e adultos se fantasiam não só de seres sobrenaturais, como bruxas, vampiros e múmias, mas como também de personagens e personas da ficção científica e cultura pop do qual se identificam. A festa, domesticada pelos Estados Unidos, é um modo de descontração e celebração do tempo outonal, e reúne diversas gerações em práticas comuns do feriado.
Mas como este feriado se apresenta no Brasil? Embora a festa não tenha se tornado uma tradição brasileira, especialmente pela falta influência celta no país, os brasileiros parecem ter pego gosto pelas fantasias assustadoras e assistir filmes de terror durante o mês de outubro, e até em outros meses do ano. O Halloween se transformou em um modo de descontração que vem se popularizando cada vez mais no país, onde pessoas de todas as idades podem se fantasiar de criaturas sobrenaturais e se divertir.
E pensando na chegada de outubro, aqui vai uma seleção de filmes de terror/suspense para assistir neste mês:
CORALINE E O MUNDO SECRETO (2009)
Embora seja um filme de animação, Coraline se encaixa perfeitamente no quesito “terror infantil”. No filme conhecemos Coraline Jones, que quando entediada em sua nova casa, um dia encontra uma pequena porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, uma que é bem parecida com a que leva, a diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive os próprios pais. Coroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando sua família alternativa tenta aprisioná-la neste novo mundo e costurar botões em seus olhos.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)
Outro filme direcionado ao universo de fantasia, e com um quê musical, “O Estranho Mundo de Jack” é um clássico da Disney dos anos 90, e também se encaixa no período natalino. Neste filme, Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Halloween como todos os anos e deixa os limites de sua cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria estranha do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de seu par romântico, Sally, ser contra, o Papai Noel é capturado e os fatos mostrarão que Sally estava certa o tempo todo.
ATENÇÃO, A PARTIR DAQUI TODOS OS FILMES POSSUEM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA PARA MAIORES DE 18 ANOS
O MASSACRE DA SERRA-ELÉTRICA (1974)
Citando os clássicos, O Massacre da Serra-Elétrica é um original de 1974 que originou toda uma franquia, composta por oito filmes de mesmo nome. Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram, os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o avô.
O EXORCISTA (1973)
O Exorcista é um filme que envolve o terror sobrenatural, dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, baseado no livro de mesmo nome de sua autoria. O filme conta a história de uma atriz que vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é psiquiatra, e este chega à conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
HALLOWEEN (1978)
Halloween é uma franquia americana de mídia slasher (um subgênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente) que consiste em treze filmes, além de livros, histórias em quadrinhos, um videogame e outros produtos derivados. A história se concentra no antagonista Michael Myers, um psicopata que vive em um sanatório há 15 anos, desde que matou sua própria irmã. Porém, nas noites de 31 de outubro, ele foge para perseguir e matar as pessoas da cidade fictícia de Haddonfield, em Illinois, que é a data que se passam todos os filmes
ANNABELLE (2014)
O filme da boneca possuída por um espírito maligno também rendeu uma triologia. No filme, John encontra o presente perfeito para sua futura esposa, Mia: uma rara boneca antiga. Mia fica muito feliz com seu presente, porém, sua animação com a boneca não dura muito tempo. Em uma noite, sua casa é invadida por membros de uma seita satânica que, buscando completar um ritual, atacam violentamente o casal. Após derramarem sangue, os cultistas são detidos. O que o casal não contava é que, mesmo depois de um tempo, as consequências dessa invasão continuariam a aterrorizar suas vidas, principalmente quando ocorrências sobrenaturais, envolvendo a boneca, passam a permear a vida de Mia. O segundo filme da franquia que acaba sendo a origem da boneca e o terceiro acontecem após os eventos do primeiro
INVOCAÇÃO DO MAL (2013)
Esta outra triologia acompanha aventuras dos famosos demonologistas Lorraine e Ed Warren em vários de seus casos mais populares. O primeiro filme apresenta a história de um casal que se muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. De repente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar o famoso casal de investigadores paranormais, mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.
IT – A COISA (2017)
It – A Coisa é um filme baseado no livro de mesmo nome de Stephen King. No longa, um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o intitulado “Losers Club” (o clube dos perdedores). A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos ou alguns de seus pertences. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço assassino Pennywise.
O TELEFONE PRETO (2021)
O filme O Telefone Preto se passa em 1978, e começa com uma série de sequestros acontecendo na cidade de Denver. O “Grabbler”, um serial killer que tem seu alvo crianças do bairro, acaba sequestrando Finney Shaw, um garoto de 13 anos. O garoto acorda em um porão, onde há apenas uma cama e um telefone preto em uma das paredes. Quando o aparelho toca, o garoto consegue ouvir a voz das vítimas anteriores do assassino, e elas tentam evitar que o Finney sofra o mesmo destino. Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o lugar onde ele pode estar e corre contra o tempo para tentar ajudar os detetives Wright e Miller a ajudar o irmão, apenas para que isso seja em vão.
M3GAN (2022)
Em M3gan conhecemos uma menina chamada Cady, que teve seus pais mortos em um acidente de carro e foi deixada sob os cuidados de sua tia Gemma, uma roboticista de uma empresa high-tech de brinquedos de criança em Seattle. Gemma trabalha no desenvolvimento de M3GAN, um robô humanoide, designada para ajudar a criança e ser companhia para elas. Mas após um teste que ocorreu mal, o projeto foi cancelado. Sem ter nenhuma conexão com a sobrinha e sempre sendo viciada em trabalho, Gemma presenteia M3gan para a sobrinha após ela querer a “boneca”. À medida que o tempo passa, M3gan acaba ficando mais independente e andando pela casa sem qualquer ordem, além de matar qualquer coisa que ela considere uma ameaça para Cady. Mas os dias passam e M3gan pode parecer mais uma ameaça para Cady e Gemma do que imaginado.
PEARL (2022)
O spin-off de X: A Marca da Morte nos apresenta a história de Pearl, também interpretada por Mia Goth, e foi filmado secretamente e simultaneamente com sua sequência. Nele, a jovem Pearl, anos antes de X, está obcecada em se tornar famosa. Presa na fazenda isolada de sua família, ela se vê obrigada a cuidar de seu pai doente, e viver sob a vigilância constante de sua amarga e autoritária mãe devota. Desejando uma vida de glamour como ela viu nos filmes, Pearl encontra suas ambições, tentações e repressões entrando em conflito. Na história da origem da icônica vilã de X, quando o sonho de ser finalmente uma estrela é negado a ela, ela começa a assassinar, até alcançar o que deseja.
O MENU (2022)
‘O Menu’ é um filme que se encaixa no gênero de suspense, mas é uma excelente recomendação. No filme, a jovem Margot é convidada por Tyler para viver uma experiência inesquecível em um dos restaurantes mais conhecidos – e exclusivos – do mundo. Chamada às pressas por Tyler após o rapaz terminar um relacionamento pouco antes do evento, Margot logo percebe que aquele não é o seu lugar. Lá, a cozinha é liderada pelo famoso chef Slowik e estabelecimento fica localizado em uma ilha distante, na qual todos os seus ingredientes frescos são cultivados. Junto de outros clientes autointitulados especiais, como um astro de cinema, funcionários do mercado financeiro, uma crítica gastronômica e um casal milionário, Margot e Tyler entram no bizarro mundo comandado pelo chef Slowik. E o que deveria ser apenas uma noite de degustação de comida especial e bons drinks, no entanto, torna-se um verdadeiro inferno para os convidados, com um cardápio farto, porém algumas surpresas chocantes.
X: A MARCA DA MORTE (2022)
Este longa-metragem marcou a estreia da britânica Mia Goth, que é neta da também atriz brasileira Maria Gladys. Este slasher, acompanha um grupo de cineastas pornográficos em sua gravação de um novo filme. Em 1979, Maxine, uma atriz pornô, Wayne seu namorado e produtor e mais um grupo de atores e pessoas vão para o Texas em uma fazenda, propriedade de Howard e Pearl, um casal idoso, para gravar o novo filme pornográfico ‘The Farmer’s Daughter’. Quando o grupo chega na propriedade, são recebidos pelo casal – que apresenta estranhas características. Howard é temperamental com o grupo, sempre falando sobre sua espingarda, enquanto Pearl começa a perseguir Maxine silenciosamente. Com as gravações iniciando sem o conhecimento do proprietário do local, Pearl começa a agir estranhamente e pessoas passam a desaparecer. Howard acaba descobrindo o real motivo do filme e o elenco passa a ter que começar a lutar por suas vidas. No entanto, o idoso casal tem mais a esconder do que apenas não querer que sua pequena fazenda seja um cenário de filme adulto.