Urgentes Notícias
Publicidade

Dia da Bandeira resgata patriotismo em Irati

Pavilhão nacional foi doado por cidadãos iratienses que integram o Rotary Club

Militares e civis participaram da solenidade à Bandeira na manhã desta segunda-feira (19)/Foto: Assessoria Prefeitura de Irati

Uma solenidade marcou o dia da Bandeira em Irati na manhã desta segunda-feira (19). Na oportunidade, foi realizado o hasteamento no mastro da rotatória ao lado praça Edgard Andrade Gomes, na entrada do município. Além da execução do Hino Nacional e da Bandeira como forma de resgate ao patriotismo e ao civismo.

A cerimônia foi conduzida pelo Rotary Club de Irati, com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Cultura, em que fizeram a entrega de prêmios aos alunos vencedores do projeto “Erga essa bandeira”. Eles também entregaram uma placa em homenagem ao Corpo de Bombeiros que completa 70 anos em 2018.

A doação do pavilhão nacional, que mede 7,07 metros por 4,75 metros, foi feita pelos cidadãos Pedro Choma Neto, Alcides Lupepsa, Enezito Ruppel, Jaime Zarpellon, Gerson Rebesco, José da Silveira, Luis Duilio Fillus, Omar Gonçalves Heraki e Sérgio Gomes, que integram o Rotary Club.

Para o presidente do Rotary Club, Enezito Ruppel, o evento foi dentro do que esperavam. “O nosso objetivo é esse civismo a toda a população. Mesmo sendo um dia de semana nós tivemos um público muito interessante, muito bom. Tivemos a parte filantrópica, que é ajudar as crianças, entregamos dois pares de óculos e fizemos a entrega dos presentes. Além da homenagem ao Corpo de Bombeiros, merecidamente. Ficamos satisfeitos com isso e combinou com o hasteamento, que em dez companheiros nos juntamos e compramos a bandeira que está aí na entrada da cidade”, disse.

Na solenidade, foi feito o hasteamento da bandeira no mastro da rotatória/Foto: Bárbara Gardin

O prefeito Jorge Derbli esteve presente no evento e comentou sobre a bandeira para o município. “Hoje, Irati dá um exemplo de civismo e patriotismo, com a banda do CAIC, com todos participando desse ato que é muito importante para nós, que é o maior símbolo no brasil. Além de estar aqui muito bonita e imponente também está abrilhantando e embelezado a entrada da nossa cidade”, comenta.

Ele também agradece aos colaboradores. “Quero dar os parabéns aos Rotary Club por esse evento que aconteceu, são participantes conosco desse projeto erguendo a bandeira. E quero cumprimentar e agradecer aos colaboradores que financeiramente doaram um valor para a aquisição dessa nova bandeira de quase 30 metros quadrados”, agradece o prefeito.

O major Joas Lins também comentou sobre a ocasião. “Agradeço ao Rotary, e as pessoas que contribuíram na compra deste material, também dos instrumentos da banda do CAIC, que abrilhantou esse evento muito importante. Vamos resgatar, nós militares já temos isso em nós, mas é importante que o civismo volte e a sociedade tenha conhecimento dos símbolos da nossa pátria”, destaca.

PROJETO

Na cerimônia foi feita a entrega dos prêmios do projeto do Rotary Club, que junto da prefeitura municipal com as secretarias de Educação e Cultura acontece há mais de 20 anos. Os estudantes concorrem aos prêmios com frases e desenhos. Todo ano uma escola é escolhida para participar. Este ano foi a Escola Municipal João Paulo II, o CAIC.

Ruppel explica que o projeto vem para trazer esse símbolo mais perto dos estudantes, e também valorizar o hino da bandeira, que é pouco executado nas cerimonias oficiais. “O hino nacional é executado toda hora, mas o da bandeira dificilmente. Então nós trabalhamos exatamente no dia da bandeira, para nós esse dia é especial”, explica.

Para o próximo ano, os colaboradores já pensam na iniciativa. “Para o ano que vem nós temos um novo momento, e vamos ampliar essa ideia que já é muito boa. Nós criamos o ”Erga essa bandeira” em Irati, e hoje já está em nível estadual. É uma alegria fazer um trabalho como esse e servir como exemplo”, completa o presidente.

HOMENAGEM

A homenagem ao Corpo de Bombeiros, com a entrega da placa comemorativa aos 70 anos da entidade foi feita durante a solenidade. Segundo o Capitão Jorge Augusto, a honraria foi uma surpresa para a corporação. “Foi inusitado, mas recebemos com muito carinho. Para nós foi uma honra neste dia da bandeira que é tão significativo para nossa pátria a civismo, tudo aquilo que queremos de bem para nossa comunidade nosso Brasil”, observa o capitão.

 

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade