Nilton Pabis
Um caminhão com placas de Irati se envolveu em um grave acidente na tarde de quarta-feira (16), no trevo da PR-487, em Iretama, na região central do Paraná. A colisão entre duas carretas provocou um incêndio de grandes proporções, interditou totalmente a rodovia e deixou um dos motoristas gravemente ferido.
De acordo com testemunhas, ambos os veículos trafegavam no sentido Campo Mourão–Pitanga. Ao se aproximar do trevo que dá acesso a Iretama, o condutor de um Scania G 380, placas AVC 7D37, de Irati, reduziu a velocidade para passar por uma lombada. Logo em seguida, foi surpreendido por uma forte batida na traseira do caminhão, que chegou a ser projetado cerca de 50 metros à frente. O impacto danificou a estrutura da carreta, que teve parte da carga espalhada pela pista, além de danos nos eixos, grades e chassi. O motorista iratiense nada sofreu.
O outro veículo envolvido, um Scania com placas RHF 0G27, acoplado a um bitrem caçamba da cidade de Ponta Grossa, era conduzido por um motorista de Guamiranga. Ele descia o trecho e não conseguiu frear a tempo, colidindo violentamente. Com o choque, o cavalo mecânico pegou fogo e foi totalmente destruído pelas chamas.
HERÓI
O que chamou a atenção neste acidente foi a atitude do operador de uma pá carregadeira e de populares que moram a poucos metros do local. Com a força da batida, o caminhão que provocou a colisão pegou fogo. O motorista, que é de Guamiranga, ficou preso nas ferragens e teria grande probabilidade de morrer carbonizado, mas foi resgatado com a ajuda de uma empilhadeira que passava pelo local e conseguiu arrastar parte da estrutura, evitando consequências ainda mais graves. Apesar do salvamento, o cavalo mecânico foi completamente destruído pelas chamas. O operador da empilhadeira está sendo considerado um herói por não medir esforços para salvar a vida do motorista.
Segundo o motorista de Irati, o fogo se alastrava rapidamente e os extintores não davam conta de apagar as chamas. “Se fosse esperar chegar os bombeiros, a Defesa Civil ou o próprio SAMU, possivelmente o motorista que estava preso nas ferragens teria perdido a vida”, disse. Para ele, a atitude rápida do operador da empilhadeira em arrastar a cabine de cima do caminhão foi o que possibilitou o resgate com vida do motorista, realizado pelo SAMU. O proprietário do caminhão incendiado, uma empresa de Ponta Grossa, também enviou um áudio reconhecendo a atitude heroica do operador da pá carregadeira.
Equipes da Defesa Civil e, posteriormente, do Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local para garantir a segurança e realizar o atendimento da ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e, diante da gravidade dos ferimentos do motorista do caminhão incendiado, o conduziu para o hospital de referência.
As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.