Redação com informações de Fabiana Lemos, Madu Brito, RBS TV e g1 RS
Na última sexta-feira (3), um ônibus de turismo pegou fogo após descer desgovernado uma rua íngreme no Centro Histórico da Capital, em Porto Alegre. Segundo informações oficiais, o veículo estava sem motorista no momento e transportava 55 estudantes do município de Vacaria. O transporte atingiu dez veículos e provocou um incêndio que se espalhou rapidamente. Além dos adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, duas acompanhantes e o motorista participavam da viagem.
No início de um vídeo que circula nas redes, é possível ver o ônibus descendo a rua antes de colidir com carros estacionados, que são arrastados pela força do impacto. O motorista, que preferiu não conceder entrevista, relatou que o sistema de freios falhou durante a descida. Essa versão também foi apresentada à polícia. O g1 conseguiu entrevista com o advogado que disse: “segundo o motorista, ele puxou o freio estacionário assim que alguém informou que o ônibus havia batido no fio. Ele desceu do ônibus, puxou o freio estacionário, segundo ele conta, para ver onde teria batido no fio. Foi neste momento que olhou para o lado e viu o ônibus descendo”, afirmou o delegado Paulo Jardim.
Veja momento em que o ônibus desce desgovernado.
Vídeo: Reprodução redes sociais
De acordo com as primeiras análises da perícia, a rua possui forte inclinação a partir do cruzamento com a Duque de Caxias, fator que pode ter contribuído para o acidente. Imagens de uma câmera de monitoramento mostram que o motorista não estava dentro do ônibus no instante em que o veículo começou a se mover. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Hermes Völker, da Brigada Militar.
“O ônibus enrosca nos cabos de energia da rua, o motorista percebe, aciona o freio de mão, conforme relatou, desce do ônibus e, nesse momento, o veículo começa a andar”, relatou Völker.
O transporte fazia uma excursão que saiu de Vacaria com destino ao Palácio Piratini, levando os adolescentes e duas acompanhantes. A empresa responsável informou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros”.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos graves. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre comunicou que pelo menos 12 pessoas receberam atendimento médico. Os estudantes retornaram a Vacaria na madrugada de sábado (4).
Vídeos: Reprodução redes sociais