Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 21:50, 18°C

Durante reunião de pré-assembleia com grupo de cooperados e colaboradores, Jefferson contou sobre sua carreira na presidência da cooperativa
Jefferson tem como seu sucessor no cargo Carlos Alberto Pimentel Gonçalves, atual vice-presidente do Sicoob Sul – Foto: Reprodução WhatsApp

Sthefany Brandalise

Na última quarta-feira (08), foi realizada uma pré-assembleia com cooperados e colaboradores do Sicoob Sul, no Centro de Eventos Italiano, no município de Irati, onde Jefferson Nogaroli, atual presidente da cooperativa Sicoob Sul, contou sobre sua carreira e anunciou sua saída da presidência. Jefferson é um dos maiores incentivadores do cooperativismo de crédito no Paraná, e também é a pessoa que retomou a cooperativa de crédito Sicoob Sul. Além disso, tem uma participação especial em Irati, pela criação de uma unidade da cooperação. Jefferson tem como seu sucessor no cargo Carlos Alberto Pimentel Gonçalves, atual vice-presidente do Sicoob Sul.

“Hoje o Sicoob Sul é a cooperativa mais eficiente do sistema e de todo o Brasil. Ela possui os melhores indicadores e uma equipe eficiente de colaboradores, que faz toda a diferença”, afirma Nogaroli.

“Eu me lembro como se fosse ontem. Abrimos a primeira agência lá na sede da Associação Comercial, e, quando eu assumi, em 2007, tinha R$ 7 milhões de capital. É muito bom ver como a comunidade engajada no processo”, complementa o presidente.

Jefferson explica como conseguiu organizar a cooperativa, que estava dando prejuízo, e chegar aos números apresentados na audiência. “Eu uso uma técnica muito conhecida que é a “TBC”, “tirar a bunda da cadeira”, brinca o presidente. “Você vai atrás, empresta dinheiro há longo prazo, mas com garantia real. Se a pessoa não pagar, coloca uma taxa mais barata, um prazo a mais. Os nossos cooperados não são muitos, mas são pessoas de bem. E assim chegamos a cooperativa como ela é hoje. É a cooperativa mais eficiente do sistema, se cobre e cobre o Paraná e mais alguns estados, e também é uma das mais eficientes de todo o Brasil. Ela está pronta para atuar. Possui os melhores indicadores, mais depósito por cooperado, mais depósito por funcionário e um custo enxuto. E a melhor equipe. Colaboradores também. E isso faz toda a diferença”, finaliza.

O presidente afirma que o cooperativismo de crédito é muito desenvolvido e que há dez anos o Sicoob Sul não era nem 2% do sistema que é hoje, e assim como a agência, o crédito cooperativo no geral têm crescido nos últimos anos, o que faz com que o sul seja uma das regiões com a maior linha de crédito neste segmento. Segundo Jefferson, cerca de 19% das agências da região sul do país é constituída pelo crédito cooperativista. “Ainda é mais fraco no nordeste e no norte. Mas eu diria que nos próximos 20 anos o sistema vai ter um tripé de banco público, banco privado e cooperativa de crédito”, observa.

Em entrevista, Jefferson diz que acredita que o Brasil precisa de mais crédito e qualidade nas cooperativas. “A Cresol e a Omni Prime já são sistemas bastante estruturados, mas é necessário mudar, quanto mais tem oferta, a taxa é mais baixa. Quanto mais concorrência, mais barato fica o custo do dinheiro. E aí a gente consegue um capital de giro a um preço mais barato e a renda fica para toda a cooperativa”, explica.

Ele comenta, ainda, que pelo fato do Brasil ter entrado em um novo governo, há certa instabilidade econômica. O presidente afirma que este é um momento de cautela, mas que não deixam de acreditar. “Sempre escutamos que vai ter crise, que vai ser difícil, mas a crise existe para quem acredita nela. Você sempre tem que estar preparado”.

Em seguida, Jefferson falou sobre sua sucessão. “Nós convidamos o meu vice para assumir. Ele está encabeçando a chapa e eu vou estar como conselheiro dele. Estarei sempre à disposição. Meu principal e último grande desafio é entregar a cooperativa em mãos confiáveis e competentes. E eu estou muito conforme com o Pimentel à frente da cooperativa”, finaliza.

“Eu quero primeiro agradecer. Há anos atrás viemos aqui (em Irati) e ninguém conhecia o Sicoob. Agora, nós estamos aí, com uma equipe fantástica. Gerando resultados para a comunidade. E eu vou estar aqui outra vez, não mais como presidente, mas como cooperado”, comentou Nagaroli após anunciar a sua saída do cargo de presidente do Sicoob Sul.

Leia outras notícias